Para Morales, EUA querem uma Venezuela devastada e empobrecida
Presidente boliviano acusa EUA de confiscar arbitrariamente o dinheiro do povo venezuelano para financiar o golpe
“As ameaças dos Estados Unidos contra a Venezuela são ameaças à convivência pacífica na América Latina. Querem provocar enfrentamento entre irmãos com guerra e violência”, escreveu Morales em sua conta no Twitter. “O império quer que a Venezuela seja devastadas e fique empobrecida, como aconteceu com o Iraque e a Líbia”.
No dia 23 de janeiro passado, o presidente da Assembleia Nacional Venezuelana, Juan Guaidó, se autoproclamou presidente do país, com o apoio dos Estados Unidos e de alguns países da América Latina, entre eles o Brasil. A autoproclamação foi rejeitada pela OEA (Organização dos Estados Americanos) e pelo Conselho de Segurança da ONU, que continuam a reconhecer Nicolás Maduro, recentemente empossado para um novo mandato, como presidente do país.
Para Morales, as sanções dos EUA contra a empresa estatal Petróleos de Venezuela (PDVSA), que impedem a empresa de comercializar com entidades americanas e confisca US$7 bilhões em ativos, violam a Carta das Nações Unidas, que reconhece a igualdade e a soberania dos Estados, bem como a livre autodeterminação dos povos.
“Ao fracassar na ONU em sua defesa de uma intervenção militar que permita se apossar do petróleo da Venezuela, os Estados Unidos arbitrariamente confiscam o dinheiro do povo venezuelano para financiar o golpe. Os Estados Unidos atentam contra a paz e o direito dos povos de dispor de seus recursos naturais”, completou Morales, num novo tuíte.
Morales disse ainda que a América Latina é uma “região de paz” e conclamou a região a “promover a resolução pacífica dos conflitos e uma cultura de paz no continente e no mundo”.
Com Cubadebate e Notimex.
Fonte: Opera Mundi
Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.
Comentários