O nitrato de amônio, (NH4NO3) produto que vazou da unidade 2 da Vale Fertilizantes, em Cubatão, no litoral de São Paulo, após explosão na tarde desta quinta-feira (5), é tóxico. Segundo informação da própria empresa, a inalação do nitrato de amônio pode causar irritação do trato respiratório e sintomas como tosse, dor de garganta e dificuldade respiratória. Em contato com a pele e olhos, pode causar irritação e queimaduras.

Por ser oxidante, pode interagir com outros produtos. Quando contaminado com produtos orgânicos ou materiais oxidantes, aquecido, confinado, e ainda sob ação de agentes iniciadores, pode detonar.  Conforme  documento emitido pela empresa,  o nitrato de amônio é produto muito solúvel em água e, portanto, pode contaminar cursos d’água, tornando-os impróprios para uso em qualquer finalidade.

Em nota, a Vale Fertilizantes informou que o incêndio ocorreu em uma correia transportadora que alimenta o armazém da unidade de nitrato de amônio do Complexo Industrial de Cubatão. O Corpo de Bombeiros confirmou esta informação.

Anúncios

Comentários

X
preloader