Pesquisar
Close this search box.
Indígenas recorrem contra medalha concedida a inominável

Indígenas recorrem contra medalha concedida ao inominável

Indígenas recorrem contra medalha concedida ao inominável

Movimento indígena quer anulação da portaria que homenageou presidente…

Por Jornalistas Livres

O movimento indígena irá à Justiça para solicitar a anulação da Portaria MJSP 46, que deu a Bolsonaro e dez de seus ministros a “Medalha de Mérito Indigenista”. A publicação da portaria no Diário Oficial da União em 16 de março concedendo a homenagem deixou indígenas e defensores de direitos humanos e dos povos indígenas perplexos e indignados. A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) repudiou a portaria MJSP 46 e chamou a premiação de “Medalha do Genocídio Indígena”.

A Medalha do Mérito Indigenista é entregue por “serviços relevantes, altruísticos e relacionados ao bem-estar, proteção e defesa das comunidades indígenas”. Neste ano, o Ministério da Justiça e Segurança Pública concedeu a honraria a Jair Messias Bolsonaro, Anderson Gustavo Torres; Walter Souza Braga Netto; Tereza Cristina Correa da Costa Dias; Damares Regina Alves; Augusto Heleno Ribeiro Pereira; Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; Tarcísio Gomes de Freitas; João Inácio Ribeiro Roma Neto; Marcelo Antônio Cartaxo Queiroga Lopes e Bruno Bianco Leal.

Segundo lideranças indígenas, nenhum dos agraciados apoia a causa indígena e/ou defende os direitos dos povos originários. Ao contrário, são pessoas que em sua trajetória tem ocasionado danos irreparáveis aos povos indígenas do Brasil. Eles apoiam explicitamente a liberação da mineração nas terras indígenas e a “não demarcação” das terras indígenas. Ou seja, posicionam-se exatamente do lado oposto aos povos indígenas e às ações relacionadas ao bem-estar, proteção e defesa das comunidades indígenas, posicionamentos que seriam esperados das pessoas que recebem a “Medalha do Mérito Indigenista”.

Agnaldo Pataxó, coordenador do Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia – MUPOIBA, afirma que tanto o MUPOIBA quanto a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) repudiam a premiação. E adiantou que vão tomar todas as providências possíveis e irão à Justiça para “tornar nulo esse ato” de agraciamento da medalha.

“Essas pessoas atuam contra nossa luta por território, direitos, dignidade e vida”, disse Agnaldo. Segundo ele, o governo Bolsonaro carrega destruição e sangue indígena nas mãos. “Receber medalha de mérito em defesa aos povos indígenas é inadmissível e desrespeitoso aos povos indígenas”, ressaltou.

“Bolsonaro você é um genocida dos povos indígenas”

“Poderia ser uma piada ou um meme, mas não é, é absurda. (…). Em resumo, o governo se automedalhou. Essa medalha de mérito indigenista, o próprio governo se deu. (…) Ou seja, todas as pessoas que estão por trás da política anti-indígena, que tem acontecido no Brasil”, comenta Samara Pataxó, jurista e doutoranda em Direito na UNB

O indígena e vereador Geovani Krenak também se expressou nas redes sociais: “Demarque nossas terras, seu ridículo”.

Na Bahia, a secretaria estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) publicou nota de repúdio pelo recebimento da medalha do mérito indigenista pelo presidente Bolsonaro, destacando que “Conceder a Medalha do Mérito Indigenista ao presidente Jair Bolsonaro fere a alma, a história e a luta dos povos indígenas brasileiros. É um desrespeito sem medida a um povo que fez e faz a história desse país”.

Jair Bolsonaro, historicamente, é contra a demarcação dos territórios indígenas. Expressamente em sua campanha presidencial declarava que “no que depender de mim não tem mais demarcação de terra indígena” . Após assumir como presidente do Brasil, disse que “não fará demarcação de terras indígenas durante seu governo. E completou, “enquanto eu for presidente não tem demarcação de terra indígena“. Fiel à sua palavra, Bolsonaro sistematicamente reduziu os recursos voltados às políticas públicas para a população indígena. Frequentemente incentiva a invasão de terras por parte de não índios.  E seu governo tem realizado diversas manobras administrativas para retardar ou anular processos de demarcação.

A portaria nº 47
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO – Publicado em: 16/03/2022 | Edição: 51 | Seção: 1|Página: 72 | Órgão: Ministério da Justiça e Segurança Pública/Gabinete do Ministro
PORTARIA MJSP Nº 47, DE 15 DE MARÇO DE 2022
O MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, no uso das atribuições que lhe confere o inciso I do parágrafo único do art. 87 da Constituição, tendo em vista o art. 1º do Decreto nº 71.258, de 13 de outubro de 1972, e o que consta no Processo Administrativo nº 08620.001823/2022-81, resolve:
Conceder a Medalha do Mérito Indigenista, como reconhecimento pelos serviços relevantes em caráter altruísticos, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades indígenas, aos seguintes colaboradores:
JAIR MESSIAS BOLSONARO;
ANDERSON GUSTAVO TORRES;
WALTER SOUZA BRAGA NETTO;
TEREZA CRISTINA CORREA DA COSTA DIAS;
DAMARES REGINA ALVES;
AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA;
LUIZ EDUARDO RAMOS BAPTISTA PEREIRA;
TARCÍSIO GOMES DE FREITAS;
JOÃO INÁCIO RIBEIRO ROMA NETO;
MARCELO ANTÔNIO CARTAXO QUEIROGA LOPES;

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 114
REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes

×