Pesquisar
Close this search box.

Orgulho de ser Paraíba!

Paraíba institui Dia do Orgulho Paraibano

Por Manuela Dorea

A Assembleia Legislativa da Paraíba publicou a lei que institui o Dia do Orgulho Paraibano, que é de autoria do deputado estadual Adriano Galdino (PSB) e foi pensada como resposta ao presidente da República Jair Bolsonaro, que em julho de 2019, em tom aparentemente preconceituoso, chamou os governadores nordestinos de “paraíba”.

A nova lei, que entra em vigor na data de sua publicação, está posta na edição desta quarta-feira (12) do Diário Oficial do Estado. Ela institui a data de 16 de junho como o Dia do Orgulho Paraibano, visto que esse é o dia de aniversário do escritor paraibano Ariano Suassuna.

Ainda de acordo com o texto da nova lei, a data entra a partir de agora no Calendário Oficial de Eventos do Estado da Paraíba. E, ao menos oficialmente, tem como objetivo combater o preconceito e promover ações que visem valorizar a Região Nordeste e mais precisamente a Paraíba.

Passa a ser atribuição das secretarias de Educação, Cultura e Turismo, inclusive, a implantação, realização e divulgação das ações em prol de uma pretensa paraibanidade.

A polêmica que gerou uma lei

Apesar da lei que institui o Dia do Orgulho Paraibano falar apenas de passagem de combate ao preconceito, é justo uma polêmica com o presidente Jair Bolsonaro que resultou em sua tramitação.

Tudo começou em 19 de julho de 2019, quando Bolsonaro se referiu ao Nordeste de forma jocosa e chamou os nove governadores da região de forma indistinta de “paraíba”. A frase foi dita pouco antes de um café da manhã com a imprensa estrangeira e acabou vazando pelos microfones que estavam ligados.
Na época, a repercussão foi imediata. E grande. Os governadores se manifestaram conjuntamente, falando em “espanto e profunda indignação”, e outros políticos paraibanos também se manifestaram.
Até que, em agosto daquele mesmo ano, um mês após a polêmica, Adriano Galdino apresentou o Projeto de Lei que criava a nova data do calendário de eventos estadual.
À época, ele falou sobre preconceito: “Infelizmente, é comum nos depararmos, corriqueiramente, com declarações que apresentam conteúdos discriminatórios, dentre esses, os direcionados ao nosso Estado e ao nosso povo”.
Fonte: Jornal da Paraíba

Slide

VISTA NOSSA CAMISA
FORTALEÇA NOSSO PROJETO

DOAÇÃO - PIX: contato@xapuri.info

 
 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes