Alternativas ecológicas que podemos utilizar pelo bem do planeta – 

Existem diversos materiais populares utilizados em indústria que são bastante baratos e fáceis de manusear, o que são uma vantagem para o fabricante e o consumidor, visto tornaram os produtos mais acessíveis ao público.

Infelizmente, por vezes esses produtos são feitos de materiais maus para o ambiente, e ao longo dos últimos anos, diversos objetos do nosso dia-a-dia têm sido melhorados com materiais e ou soluções mais ecológicas. Fontes de energia, especialmente combustível, são um dos maiores casos de poluição no nosso planeta, e carros mais ecológicos e fontes de energia renováveis têm sido algumas das maiores inovações.

Um dos materiais mais populares no século 21 é o plástico, um material duradouro, flexível e barato. O plástico facilmente se tornou um dos maiores recursos para produção mundial, especialmente para produtos descartáveis, desde da sua utilização em vestuário até a pratos e copos. No entanto, o impacto ambiental deste material tem sido cabeça de notícia nos últimos anos, pois o plástico não é biodegradável e pode demorar umas centenas de anos até á sua completa degradação.

Alguns tipos de plástico podem ser reciclados, mas infelizmente, a maior parte não é. Pode ser difícil imaginar alguns substitutos mais ecológicos para o plástico, agora que este está tão presente nas nossas vidas, mas para o surpreender e o fazer reconsiderar na próxima compra, hoje trazemos algumas opções que pode recorrer para substituir o plástico:

Sacos reutilizáveis: Desde sacos do lixo até aos sacos para as suas compras, sacos de plástico são um dos maiores perigos para a vida marítima. Países em todo o mundo alteraram a legislação em relação aos sacos de plástico com o objetivo de reduzir o consumo do mesmo, e os resultados têm sido impressionantes. É impressionante saber que de 1 bilião de sacos de plástico que passam pelo EUA anualmente, menos de 1% é reciclado.

Garrafas de água: Água é imprescindível para a vida humana e é sempre comercializada em garrafas de plástico. Infelizmente, 91% das garrafas de água usadas acabam em lixeiras, sem nunca serem recicladas. Uma forma simples de reduzir este problema é encontrar uma garrafa reutilizável a seu gosto, talvez até personalizada, e evite assim as garrafas descartáveis.

Palhinhas (Canudinhos): Estima-se que os Americanos usam cerca de 500 milhões de palhinhas por dia! Um artigo tão simples que se usa frequentemente em restaurantes, tem um enorme impacto negativo na natureza. Mais uma vez, este é um item que sofreu grandes alterações em termos de legislação, forçando o comércio a ter que fornecer alternativas mais ecológicas como palhinhas de metal ou de papelão.

Madeira líquida: Este é um material promissor para substituir o plástico. Ao contrário do plástico que é um material à base do petróleo, madeira líquida é um biopolímero que age e se parece com o plástico. Este recurso biológico tem sido muito utilizado na Alemanha, especialmente na produção de brinquedos, tacos de golfe e colunas de música.

Talheres e pratos: É muito tradicional comprar pratos, talheres e copos de plástico para festas. No entanto, na próxima vez que precisar de reabastecer em coisas para festa, considere comprar utensílios de papelão que são recicláveis.

Peneiras orgânicas, feitas pelo povo indígena Yawalapiti, do Parque Indígena do Xingu, na Amazônia, com talos da palmeira buriti e algodão natural, produzido por eles mesmos. A pintura das peneiras é feita com tinta de jenipapo (preta) e urucum (vermelha), plantas nativas da floresta. Fotos: Kaiti Yawalapiti.

 

 

Comentários