Filtro de barro brasileiro – o mais eficiente do mundo

O nosso velho filtro de barro, comum na maioria das casas do campo e das pequenas cidades brasileiras, é o mais eficiente do mundo.

Estudo do pesquisador Colin Ingram, publicado recentemente no livro The Drinking Water, mostra que o nosso tradicional filtro de barro, com câmara de filtragem de cerâmica, é capaz de reter 99% do parasita Criptosporidiose, causador de diarreias e de dores abdominais, e de 95% das partículas de chumbo, e é eficiente também na retenção de cloro, pesticidas, ferro e alumínio.

Segundo Ingram, a eficiência na retenção das impurezas resulta do método, por gravidade, da passagem da água impura para a filtrada.  Ao filtrar lentamente a água por meio da passagem pela vela e do gotejamento para o reservatório inferior, a gravidade impede que os micro-organismos e sedimentos passem pela vela.

Esse sistema simples provou-se muito mais eficiente do que os métodos mais modernos, em que a água sofre uma pressão de passagem, como nos fluxos de água de uma torneira ou de uma tubulação, e o processo de filtragem fica prejudicado, uma vez que a pressão facilita a passagem dos micro-organismos e dos sedimentos pelo sistema, prejudicando a saúde das pessoas.

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta