Lula recebe prêmio da revista Politique Internacionale, da França

Do UOL
O ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva será premiado em novembro na França pela revista especializada Politique Internationale por “encarnar” a “esperança” de seus compatriotas “decepcionados” com Jair Bolsonaro, disse seu diretor à AFP.
“A revista Politique internationale optou por conceder o Prêmio Coragem Política 2021 ao brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva”, declarou o diretor da publicação Patrick Wajsman. A entrega ocorrerá no dia 17 de novembro, em Paris.
A revista, fundada em 1978, já concedeu o Prêmio de Coragem Política ao papa João Paulo II, ao ex-presidente egípcio Anwar al-Sadat e ao ex-chefe de Estado sul-africano Frederik De Klerk.
Esta revista trimestral especializada em diplomacia justificou sua decisão pela “esperança que [Lula] encarna aos olhos da grande maioria de seus compatriotas, decepcionados com a presidência [do atual presidente Jair] Bolsonaro”.
A publicação destaca ainda “a tenacidade exemplar” do ex-presidente de esquerda “diante das perseguições políticas e judiciais”, que foi “recompensada com a decisão do Supremo Tribunal Federal de anular suas condenações”.
Sua presidência entre 2003 e 2010 também foi “marcada pela vontade de promover a igualdade racial e social em seu país”, permitindo que “30 milhões de brasileiros saíssem da pobreza”, acrescentou.
O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) disse no mês passado que definirá no início do ano que vem se lançará sua candidatura às eleições presidenciais de outubro de 2022 contra o Bolsonaro.
Lula, favorito segundo as pesquisas, pode ser candidato, pois recuperou os direitos políticos em março, após a anulação das condenações por corrupção proferidas contra ele. Uma delas o levou à prisão por quase 18 meses, entre 2018 e 2019.
“A vitória de Joe Biden [nos Estados Unidos] mostra que as pessoas estão fartas de loucura, xenofobia e fascismo”, garantiu Lula a Gaspard Estrada, especialista em América Latina da Sciences Po, em entrevista à Politique Internationale.
Lula, por sua vez, dedica esse prêmio “ao povo brasileiro”. “Em particular aos companheiros que permaneceram ao meu lado quando estive preso em Curitiba”, frisou na entrevista.

Slide 1

HORA DE VESTIR A CAMISA DO LULA

CONTRIBUA COM A REVISTA XAPURI
PIX: contato@xapuri.info

SEGUE DEPOIS DO ANÚNCIO