Curiosa, essa história do Sebo do Grilo. 

Juliana Bernardes e Chico Filho são artistas de raro talento. Compõem, tocam, dançam, cantam e juntam gente em torno da cultura goiana e de raiz. Formosenses de nascimento e vida toda, de uns tempos pra cá deram de encantar com essa paixão  de cidade que é Pirenópolis.   Por fim,  caíram tanto de amores que aconchegaram seu filho Francisquinho e se mudaram de  mala e cuia para Piri.

Chiquinho, historiador e professor, pediu e conseguiu transferência pra uma escola de Piri. Ju, inquieta criadora, foi logo dando um jeito de fazer vida cultural com o povo da cidade. Criou o Projeto Cuia para integrar e divulgar o melhor de suas duas paixões, as culturas de Goiás e Pernambuco. Chico, também um danado de ótimo cantor, arranjou logo um jeito de tocar e cantar na noite de Piri.

Desde Formosa, Chico já dava de mexer com essa ideia do Sebo. No começo, em 2004, era só um hobby, era sebo e brechó, que abria de quando em vez, lá na Praça da Feira. Abria mais para sarau noturno, pra rodas de prosa e de composição do que pra vender livros e fazer finanças. Tinha uma coleção eclética de poucos livros e discos, um colchão pro casal, uma rede pras visitas, um fogão pra coar café, um violão sempre afinado, e só.

 

sebo do grilo Vi

 

Em Piri, Ju começou levando livros pras feiras da cidade, aos sábados. Foi dando certo, foi criando sustança. Aos lado dos tradicionais livros e discos, acabou entrando moda indiana, que a dona sempre veste, e uma exposição do artista Cícero Matos com telas, camisetas e peças decorativas.

 

SEbo do Grilo 5

 

Ju e Chico não tiveram outro jeito, abriram loja na Rua do Carmo, no 10 (aquela antes da ponte vermelha que só passa um carro de cada vez), agora sob a feminina administração de Juliana Bernardes. É de lá, de um casarão antigo danado de lindo que Juliana atende locais e turistas enquanto cuida do sebo virtual www.estantevirtual.com.br/sgrilo e da fanpage no Face:  facebook.com/sebodogrilopiri.

 

Sebo do Grilo VIII

 

Esse show de empreendimento da economia criativa e solidária funciona  de quarta a sexta (12:00/17:00) e sábado e domingo (10:00/18:00). Ah, e Juliana  é também a representante da Xapuri em Pirenópolis.

 

SEbo do Grilo 2

 

 

Você estando por lá e querendo: uma edição impressa da revista, fazer uma assinatura, ou reservar um anúncio, é só passar pelo Sebo do Grilo, na charmosa Rua do Carmo, lá em Piri!

 

SEbo do Grilo v

 

ANOTE AÍ! As fotos são todas da Ju.

About The Author

Zezé Weiss

Jornalista Socioambiental

Related Posts

Deixe uma resposta