Perdura crise no setor automobilístico

A empresa General Motors planeja dispensar 2.200 metalúrgicos por duas semanas sua fábrica em São José dos Campos, disseram lideranças do sindicato dos trabalhadores nesta quarta-feira, 01 de fevereiro. A situação agrava a fraca desempenho do setor automobilístico nos últimos anos.

A fábrica da General Motors, localizada em São José dos Campos, a cerca de 100 km da capital paulistana, emprega cerca de 5.000 funcionários e produz os carros Trail Blazer e S10. Essa ação recente indica que a crise do setor automobilístico dos últimos quatro anos vai afetar também a produção em 2017.

Os metalúrgicos em São José dos Campos disseram que a fábrica não deu razões para explicar a suspensão de trabalhos. “Possivelmente seja consequência da piora nas relações diplomáticas entre México e os Estados Unidos depois que Donald Trump assumiu a presidência,” disse líder sindical Antônio Ferreira de Barros. Barros acredita que a suspensão deverá ocorrer no dia 13 de fevereiro e terminará só depois do Carnaval.

Diante de incertezas políticas e uma economia fragilizada, a previsão de crescimento para o setor automobilístico baixou para apenas 4% para o 2017. Em 2016, houve uma queda de vendas de 20% .

Você sabia?

  • A General Motors, ou GM, foi fundada em 1908 na cidade de Detroit nos Estados Unidos.
  • A empresa é a maior montadora de automóveis no mundo e emprega 252.000 funcionários.
  •  No Brasil, a GM atua desde 1925. A fábrica de São José dos Campos existe desde 1958 e foi inaugurada pelo então presidente, Juscelino Kubitschek.
  • As operação da General Motors no Brasil é a maior no mundo após a dos Estados Unidos e a filial brasileira é a maior subsidiária da América do Sul.

Leia mais

Fontes: Reuters, Wikipedia

Foto de Capa: Fábrica de Automóveis em São José de Campos em 2015 / Reuters

About The Author

Eduardo Pereira

Produtor Cultural

Related Posts

Deixe uma resposta