Abadiânia, a nova, é uma pequena cidade cortada pela BR-060, localizada entre Goiânia e Brasília, que se tornou conhecida no Brasil e no mundo pelo trabalho espiritual de um médium chamado João de Deus. Abadiânia, a velha, quase ninguém conhece.

Nascida no final dos anos 1800, Abadiânia Velha, antes povoado de Posse D`Abadia, foi um local com status de cidade até o ano da graça de 1963, quando políticos goianos entenderam de mudar a sede do município para as margens da BR-060.

Embora tivesse casarões confortáveis para os padrões da época, ao perder suas funções administrativas, a cidade, localizada a apenas 135 Km de Brasília, também perdeu boa parte de seus habitantes e voltou a ser apenas um agradável povoado esquecido no tempo, onde hoje vivem menos de 600 almas, no caminho que liga Abadiânia a Pirenópolis.

O clima agradável, a beleza renitente dos casarões centenários e a prosa sem pressa das pessoas, em sua maioria idosas, que insistem em viver à moda antiga, sem comércio, sem serviços, sem trânsito, sem poluição, fazem de Abadiânia Velha um bom lugar para se conhecer um pouco mais sobre a história de Goiás.

Leia mais

About The Author

Eduardo Pereira

Produtor Cultural

Related Posts

Deixe uma resposta