O menor rio do Brasil é o rio Azuis. Localizado a 470 km de Brasília, o rio fica no povoado de Azuis, próximo a Aurora do Tocantins, cidade tocantinense onde, por estar contornada pela Serra Geral, o sol aparece sempre mais tarde.

De sua nascente à desembocadura, no rio Sobrado, o rio Azuis mede apenas 147 metros. Nascido no sopé de um morro, bem próximo à rodovia TO-110, na divisa do município de Taguatinga, no Tocantins, o rio Azuis foi classificado pelo Guinness Book como o terceiro menor rio do mundo e menor da América Latina.

Ao longo de toda a sua pequena extensão, o rio Azuis forma uma piscina transparente e límpida de belas águas termais verde-azuladas que deslizam sobre um relevo bastante suave, tornando-o um espaço bastante atraente para o lazer da população de Aurora do Tocantins e região.

O acesso ao rio pode ser feito por uma estrada pavimentada, que sai da TO-110. Às suas margens, há pequenos bares e restaurantes que pratos típicos do Tocantins. Entretanto, a visitação em massa vem causando danos ambientais relevantes à nascente e ao leito do rio.

Por essa razão, recomenda-se que estudos de capacidade de carga para a visitação sejam realizados com urgência para garantir a preservação do menor rio brasileiro, que é também o menor rio da América Latina.

ANOTE: Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta de movimentos sociais Brasil afora. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuri.info/loja-solidaria. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826. Camiseta Paulo Freire: https://www.xapuri.info/produto/camiseta-paulo-freire/

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: