Azuis: O menor rio do Brasil

O menor rio do Brasil é o rio Azuis. Localizado a 470 km de Brasília, o rio fica no povoado de Azuis, próximo a Aurora do Tocantins, cidade tocantinense onde, por estar contornada pela Serra Geral, o sol aparece sempre mais tarde.

De sua nascente à desembocadura, no rio Sobrado, o rio Azuis mede apenas 147 metros. Nascido no sopé de um morro, bem próximo à rodovia TO-110, na divisa do município de Taguatinga, no Tocantins, o rio Azuis foi classificado pelo Guinness Book como o terceiro menor rio do mundo e menor da América Latina.

Ao longo de toda a sua pequena extensão, o rio Azuis forma uma piscina transparente e límpida de belas águas termais verde-azuladas que deslizam sobre um relevo bastante suave, tornando-o um espaço bastante atraente para o lazer da população de Aurora do Tocantins e região.

O acesso ao rio pode ser feito por uma estrada pavimentada, que sai da TO-110. Às suas margens, há pequenos bares e restaurantes que pratos típicos do Tocantins. Entretanto, a visitação em massa vem causando danos ambientais relevantes à nascente e ao leito do rio.

Por essa razão, recomenda-se que estudos de capacidade de carga para a visitação sejam realizados com urgência para garantir a preservação do menor rio brasileiro, que é também o menor rio da América Latina.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

ASSINE AQUI

%d blogueiros gostam disto: