BIRDWATCHING – O QUE É? 

Birdwatching é definido como o hobby ou passatempo de quem gosta de admirar aves. Desde que surgiu, na Inglaterra, no século 18, o Birdwatching continua envolvendo e encantando pessoas no mundo inteiro.

O avanço dos instrumentos tecnológicos de observação, como as câmaras fotográficas, os binóculos e, agora, as câmaras digitais disponíveis até mesmo em telefones celulares, vem facilitando a vida dos observadores de aves. Só nos Estados Unidos, estima-se que  20% da população com idade acima de 15 anos pratica alguma forma de Birdwatching.

No Brasil, há uma variedade de aves que supera o número de 1.800 espécies, sendo o terceiro país em biodiversidade de aves, ficando atrás somente do Peru e da Bolívia, o Birdwatching vem crescendo devagar mas, segundo os dados das entidades especialistas em Birdwatching, desde 2006 de forma bastante consistente.

Atualmente, podemos encontrar facilmente através de buscas na internet locais como pousadas e hotéis especializados e com guias para essa atividade, que além de nos conectar com a natureza, também nos permite conhecer o mundo da aves de uma maneira única e incrível!

Agora que conhecemos um pouquinho mais sobre este fascinante  hobby, é hora de saber como praticá-lo!

aves

COMO PRATICAR O BIRDWATCHING? 

Para começar, você precisará de uma câmera ou um binóculo! Você poderá escolher entre os modelos profissionais, semiprofissionais, ou mesmo de uma boa câmara em seu celular.

Falemos, pois, sobre as câmaras:

  • Entre os modelos mais baratos,  estão as as câmeras compactas com zoom, como por exemplo a Sony DSC-H50, Sony DSC-HX200v Canon SX 50 e outras.
  • Há também as famosas DSLR, que permitem a troca de lentes, o que dará a você a oportunidade de escolher a lente que melhor vir a calhar na hora da foto. Um bom modelo de DSLR para iniciantes são a T3i da Canon, a T5i da Canon e também as DSLR da Nikon.
  • Para avançar um pouco mais nas DSLR,  existem os modelos Canon 70d e a Nikon Nikon D750, que são ótimas para fotografar pássaros. As lentes deverão ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada pessoa. Recomendo uma com longo alcance. No mínimo 200mm.
  • Os valores para cada câmera/lente podem ser consultados nas lojas da sua cidade  ou pela internet em sites de vendas.

E sobre os binóculos:

  • Os binóculos também são utilizados até por aqueles que usam as câmeras como seu principal meio de observar as aves. Afinal, às vezes elas estão muito longe e só podemos localizá-las utilizando essa ferramenta.
  • O binóculo mais indicado para quem está começando é o Comet 8×42.
  • Para os observadores mais experientes, é recomendado o Nikon Monarch.
  • Os valores para cada binóculo podem ser consultados nas lojas da sua cidade  ou pela internet em sites de vendas.

aves-iza-2

COMO SE APROXIMAR DAS AVES PARA FAZER AS FOTOS? 

As aves são seres com ótima capacidade de visão e audição, por isso, é importante tomar alguns cuidados.

  • Para conseguir estabelecer um contato mais próximo, observe o pássaro a uma boa distância. Ao ver você, ele analisará se você representa ou não uma ameaça.
  • Devemos sempre respeitar a distância, para que  o animal confortável. Afinal, se o pássaro se sentir ameaçado, ele voará bem rápido  e você  perderá a foto.
  • Quando ele te notar, fique em silêncio e imóvel por um tempo. Assim que ele demonstrar estar confortável com sua presença, tente se aproximar um pouco mais. Repita o procedimento e garanta sua foto!
  • Não use roupas com cores chamativas! Isso é um erro grave. A regra é sempre usar cores-ambientes. Discretas e, se possível, se camuflar. Tons de verde e marrom são os mais indicados. Ou roupas de camuflagem, feitas especialmente para o Birdwatching.
  • Sempre faça silêncio e ande devagar. O barulho também incomoda os pássaros. Evite pisar em galhos e em folhas. Se for necessário conversar, faça-o em voz baixa.

aves-iza-3

 

POR QUE PRATICAR O BIRDWATCHING? 

Além de ser uma atividade extremamente prazerosa, o contato com a natureza:

  • grande benefício para sua saúde física e mental. A observação de pássaros é uma ótima atividade de relaxamento e ajuda também na perda de peso, recuperação de depressões, estresse e muito mais!
  • Aumento da concentração; as pessoas que praticam a atividade passam a ouvir e enxergar com mais detalhes. Algumas pessoas com o passar do tempo, conseguem até mesmo identificar a ave somente pelo canto!
  • Aumento da percepção geral.  Onde parecia haver somente folhas e galhos, as pessoas passam a encontrar as aves com muita facilidade. Quando você se torna um birdwatcher, nada mais passa despercebido por você

aves-iza-4-ninho

 

ONDE PRATICAR O BIRDWATCHING? 

Os locais para praticar a observação de aves são diversos, podendo ser até mesmo no quintal de sua casa, onde você poderá instalar um comedor e bebedouro para atraí-las. Há também os parques urbanos das cidades, onde há sempre a presença de pássaros. Mas se você deseja se aventurar ainda mais, poderá encontrar sugestões dos locais perfeitos para você através do site www.wikiaves.com.br.

aves-iza-7-passaro-peixe

ANOTE AÍ!

Este texto e as fotos que o acompanham são  uma contribuição da Izalete Tavares, de Porangatu,  Goiás. Mais imagens da Izalete podem ser visualizadas em  @photosbyizalete www.flickr.com

Quer contribuir também? Mande o seu texto e suas fotos para www.contato@xapuri.info.

aves-iza-5

About The Author

Izalete Tavares

Moradora de Porangatu, Goiás. Izalete tem 20 anos e faz fotografias da natureza para ajudar a preservação e chamar a atenção das pessoas para as maravilhas que temos em nosso país. Pretende ingressar na faculdade de biologia.

Related Posts

One Response

Deixe uma resposta