Formadas ao longo de milhões de anos, as grutas do Parque Estadual de Terra Ronca formam um dos maiores complexos espeleológicos do Brasil. Localizado entre os municípios de São Domingos e Guarani de Goiás, o parque fica na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra Geral de Goiás, com extensão de aproximadamente 57 mil hectares.

augusto-1

Berço de nascentes e divisor de águas entre as bacias do rio Tocantins, ao lado dos estados de Goiás e do Tocantins, e do rio São Francisco, do lado da Bahia, a região esconde um espetáculo de cores e formas guardados no escuro subterrâneo do nordeste goiano onde a trilha sonora é regida ora pelo barulho do correr das águas ora pelo silêncio revelador.

augusto-9

O Parque conta com mais de 200 cavernas catalogadas entre elas “11 são molhadas”, ou seja, passa um rio por dentro, segundo informações de um guia local. O Acesso às cavernas são variados onde encontramos desde locais de fácil acesso e travessia como outros de médio, difícil e muito difícil acesso.

augusto-6

Portanto, é recomendado procurar por guias locais que contam com equipamentos específicos e informações preciosas sobre o local além, é claro, dos cuidados necessários para a travessia, exploração e preservação das cavernas.

augusto-10

 

COMO CHEGAR? ROTAS E DISTÂNCIAS

  • Goiânia / Brasília / Terra Ronca – aproximadamente 620 km (8h 51min), via BR 020.
  • Brasília / Terra Ronca – aproximadamente 408 km (5h 59min), via BR 020. (Opção por passar por Posse rumo a Guarani de Goiás) (ver mapa ou link para mapa)
  • Brasília – São Domingos – Terra Ronca – aproximadamente 483 km (6h 37 min), via BR 020.

 

augusto-12

DICAS E SUGESTÕES

Indicamos o uso de tênis, calça e camiseta de manga comprida, de preferência de material que possa molhar. Não se esquecer de levar repelente.

Guia Ramiro – Guia local, com área de camping e dormitórios a poucos metros da Caverna de Terra Ronca
www.facebook.com/ramiroterraronca

Pousada São Matheus www.pousadasaomatheus.com

augusto-8

 

 

ANOTE AÍ: O texto desta matéria é de Augusto Baiocchi. As belas fotos são de Augusto Baiocchi e Flávio Clímaco.

About The Author

Augusto Baiocchi

Related Posts

Deixe uma resposta