Chapada Diamantina: A outra Bahia

A Bahia tem, provavelmente, a mais bela, prolongada e diversificada orla marítima do Brasil, sua atração mais atraente. Mas há outras bahias, talvez menos conhecidas, mas igualmente lindas e agradáveis. É o caso da Chapada Diamantina, uma extensa região protegida por um Parque Nacional e pelas comunidades, que têm no turismo sua principal atividade econômica.

Ali, nos 1.520 Km2 do Parque, há de tudo um pouco.  Mata Atlântica, campos floridos, verdes planícies se encontram e se misturam com pedaços de Cerrado e de Caatinga, por onde transitam espécies de animais raras, como tamanduá-bandeira, tatu-canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras.  Paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras chamam à aventura.

A Serra do Sincorá serve de anteparo aos morros que são as pilastras da Chapada. E estes, por sua vez, abrigam cidades históricas, como Lençóis, Mucugê, Andaraí, Rio de Contas; cachoeiras como a da Fumaça (320 m), do Frade e do Sossego; trilhas fáceis e difíceis, pra caminhadas e ralis; morros emblemáticos, como o do Camelo; muitos hotéis, pousadas e restaurantes; e por aí vai.

A Chapada é bem localizada, ao centro do Estado, mas não muito distante de Salvador, a capital, de Feira de Santana, Vitória da Conquista, que são outras importantes cidades mais próximas do litoral. O acesso é muito fácil, especialmente a Lençóis, a cidade mais visitada, pela sua localização. Mas, lá dentro, por sorte, o quadro muda de figura, e as estradas são mantidas com seu aspecto rural.

O acesso é relativamente fácil, por diversos caminhos. Lençóis, por exemplo, tem voos regulares pra Salvador, a 430 km dali, e outros centros do país. Por terra, há estradas que cortam a Bahia de leste a oeste e passam pela Chapada pelo norte e pelo sul.

São muitos os roteiros e incontáveis as possibilidades.

Vale conferir: http://bahia.com.br

Obs.: publicado originalmente em18 de ago de 2015


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

ASSINE AQUI

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]