Delta do Parnaíba: uma das paisagens mais belas do mundo

Porto de Tatus, na cidade de Ilha Grande, distante apenas nove quilômetros da cidade de Parnaíba, no Piauí, a segunda maior do estado, é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba, onde o rio encontra o mar.

Localizado entre o Maranhão e o Piauí, é o único delta em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo – atrás apenas dos deltas dos rios Mekong, no Vietnã, e Nilo, na África –, ocupa uma área de 2.700 quilômetros quadrados e é formado por mais de 70 ilhas, todas com paisagens paradisíacas.

Parte da Rota das Emoções, um roteiro integrado com Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão, o Delta do Parnaíba oferece ao turismo um santuário ecológico pleno de espelhos d´água, mangues, dunas, rios e lagoas de água doce, animais silvestres e fauna exuberante.

Existem, na região, hotéis, pousadas e restaurantes, e os passeios ao santuário do Delta podem ser feitos todos os dias, lá o sol brilha o ano inteiro, por barcos e lanchas.

Um dos destinos mais procurados da região, a Ilha das Canárias, segunda maior do Delta do Parnaíba, perdendo apenas para ilha Grande, abriga um povoado de pescadores com mais de 2.500 habitantes.

A ilha é área de preservação ambiental, faz parte da reserva extrativista marinha do Delta e sua população é distribuída em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Torto e Caiçara.

Eduardo Pereira – Produtor Cultural
@weiss_guru

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826

 

 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: