Delta do Parnaíba: uma das paisagens mais belas do mundo

Porto de Tatus, na cidade de Ilha Grande, distante apenas nove quilômetros da cidade de Parnaíba, no Piauí, a segunda maior do estado, é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba, onde o rio encontra o mar.

Localizado entre o Maranhão e o Piauí, é o único delta em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo – atrás apenas dos deltas dos rios Mekong, no Vietnã, e Nilo, na África –, ocupa uma área de 2.700 quilômetros quadrados e é formado por mais de 70 ilhas, todas com paisagens paradisíacas.

Parte da Rota das Emoções, um roteiro integrado com Jericoacoara, no Ceará, e Lençóis Maranhenses, no Maranhão, o Delta do Parnaíba oferece ao turismo um santuário ecológico pleno de espelhos d´água, mangues, dunas, rios e lagoas de água doce, animais silvestres e fauna exuberante.

Existem, na região, hotéis, pousadas e restaurantes, e os passeios ao santuário do Delta podem ser feitos todos os dias, lá o sol brilha o ano inteiro, por barcos e lanchas.

Um dos destinos mais procurados da região, a Ilha das Canárias, segunda maior do Delta do Parnaíba, perdendo apenas para ilha Grande, abriga um povoado de pescadores com mais de 2.500 habitantes.

A ilha é área de preservação ambiental, faz parte da reserva extrativista marinha do Delta e sua população é distribuída em quatro povoados: Canárias, Passarinho, Torto e Caiçara.

Eduardo Pereira

Produtor Cultural
@weiss_guru

Anúncios

Comentários

X
preloader