Pesquisar
Close this search box.

Dunas e lagos: maravilhas dos lençóis maranhenses

Dunas e lagos: maravilhas dos lençóis maranhenses

Por Eduardo Pereira

Fevereiro é quando começam a encher os milhares de piscinas de água doce que se entremeiam com as dunas, a perder de vista, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Na região, costuma chover de janeiro a junho e, quanto mais chuva, mais lagoas se formam, mais piscinas naturais brotam entres as alvíssimas areias do Parque.

Esse é o tempo certo para quem gosta de mergulhos ou simplesmente de refrescar-se em lagoas de águas límpidas depois de longas caminhadas sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil. De julho a janeiro, a maioria das lagoas vão secando, e só os lagos perenes, que são raríssimos, resistem até o fim da estação seca, quando as águas de fevereiro voltam e tudo recomeça, e as lagoas multicoloridas se multiplicam.

Entretanto, qualquer que seja a época do ano, a experiência de atravessar o campo de dunas, localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, em uma área que ocupa 2/3 dos 155 mil hectares do Parque Nacional, que perpassa três municípios – Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz –, é uma experiência simplesmente deslumbrante e inesquecível.

O Parque fica aberto para visitação o ano inteiro, de segunda a segunda, das 8 às 18 horas.

COMO CHEGAR

O acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser feito, principalmente, pelas cidades maranhenses de Barreirinhas e Santo Amaro.  Mas atenção: apenas veículos com tração 4×4 e equipados com snorkell conseguem transitar pelas dunas.

Barreirinhas – O principal acesso é pela rodovia MA-402, asfaltada. Em Barreirinhas há estrutura para hospedagem e alimentação, e também agências de turismo com várias opções para passeios no Parque, que começam com a travessia do Rio Preguiças, de balsa, e outros atrativos como o passeio de lancha para a foz do Rio Preguiças e o boia-cross no Rio Formiga.

Santo Amaro – Seguir pela MA-402 até o povoado de Sangue. De lá, seguir 36 km pelas trilhas de areia. Em Santo Amaro, que fica a menos de 2km do Parque, há pousadas e restaurantes.

Fontes:

http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/guia-do-visitante.html

https://guia.melhoresdestinos.com.br

Eduardo Pereira
Produtor Cultural

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Slide
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes