Fevereiro é quando começam a encher os milhares de piscinas de água doce que se entremeiam com as dunas, a perder de vista, no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Na região, costuma chover de janeiro a junho e, quanto mais chuva, mais lagoas se formam, mais piscinas naturais brotam entres as alvíssimas areias do Parque.

Esse é o tempo certo para quem gosta de mergulhos ou simplesmente de refrescar-se em lagoas de águas límpidas depois de longas caminhadas sobre as areias brancas do maior campo de dunas do Brasil. De julho a janeiro, a maioria das lagoas vão secando, e só os lagos perenes, que são raríssimos, resistem até o fim da estação seca, quando as águas de fevereiro voltam e tudo recomeça, e as lagoas multicoloridas se multiplicam.

Entretanto, qualquer que seja a época do ano, a experiência de atravessar o campo de dunas, localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, em uma área que ocupa 2/3 dos 155 mil hectares do Parque Nacional, que perpassa três municípios – Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz –, é uma experiência simplesmente deslumbrante e inesquecível.

O Parque fica aberto para visitação o ano inteiro, de segunda a segunda, das 8 às 18 horas.

COMO CHEGAR

O acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser feito, principalmente, pelas cidades maranhenses de Barreirinhas e Santo Amaro.  Mas atenção: apenas veículos com tração 4×4 e equipados com snorkell conseguem transitar pelas dunas.

Barreirinhas – O principal acesso é pela rodovia MA-402, asfaltada. Em Barreirinhas há estrutura para hospedagem e alimentação, e também agências de turismo com várias opções para passeios no Parque, que começam com a travessia do Rio Preguiças, de balsa, e outros atrativos como o passeio de lancha para a foz do Rio Preguiças e o boia-cross no Rio Formiga.

Santo Amaro – Seguir pela MA-402 até o povoado de Sangue. De lá, seguir 36 km pelas trilhas de areia. Em Santo Amaro, que fica a menos de 2km do Parque, há pousadas e restaurantes.

Fontes:

http://www.icmbio.gov.br/parnalencoismaranhenses/guia-do-visitante.html

https://guia.melhoresdestinos.com.br

 

Eduardo Pereira
Produtor Cultural

Anúncios

Comentários

X
preloader