O Jalapão é um paraíso natural de cerca de 30 mil km2, localizado entre os municípios de Lagoa do Tocantins, Novo Acordo, Lizarda, Ponte Alta, Santa Tereza, Mateiros e São Félix do Tocantins, na região leste do estado do Tocantins, onde o calor mantém-se constante ao longo do ano em cerca de 30 graus.

Além da riqueza dos seus belíssimos campos de capim dourado, o encontro de suas muitas falésias com a profusão de cachoeiras e dunas de areias douradas (com até 30 metros de altura) faz do Jalapão roteiro inadiável para as pessoas amantes do ecoturismo.

Segundo as empresas de turismo que operam na região, o melhor período para visitar o Jalapão é de maio a novembro, durante o período da estiagem, quando as chuvas menos constantes permitem uma visão mais detalhada das maravilhas da região.

No Jalapão, pode-se transitar entre as dunas de areia fofa ou fazer rafting pelo Rio Novo; ou apreciar as águas azuis da cachoeira da Formiga; ou observar o Fervedouro, onde a pessoa por mais que queira não consegue afundar por conta do fenômeno chamado de ressurgência, por meio do qual a pressão da água que sobe do fundo da lagoa impulsiona a pessoa para cima. E pode-se muito mais. Mas, para isso, recomenda-se o uso de veículos traçados e a reserva de vários dias para visitar com calma as belezas do local, em especial as famosas Dunas do Jalapão.

COMO CHEGAR

O ponto de partida para o Jalapão é sempre Palmas, a capital do Tocantins.

De Palmas, segue-se 64 Km pela TO-050 até Porto Nacional e de lá para a cidade de Ponte Alta, considerada a entrada do Jalapão. Já na região, basta seguir para os atrativos, sempre em estradas de terra. Outra alternativa de traslado é sair de Palmas sentido Norte, pela TO-020, até o município de Novo Acordo em uma viagem de 108 Km. Também pode-se seguir pela TO-030 (100 km de extensão), interligação com o distrito de Taquaruçu, ainda em Palmas, até Santa Tereza do Tocantins. A hospedagem e a alimentação podem ser feitas nas pousadas e hotéis da região. Os roteiros podem ser realizados em companhia de guias turísticos, contratados no próprio Jalapão. Para mais informações, acessar o site oficial: www.jalapao.to.gov.br

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta