Jardim Botânico de Goiânia – O renascimento de uma reserva ambiental 

Localizado na área sul de Goiânia, o Jardim Botânico da capital do estado de Goiás homenageia a professora e orquidófila goiana Amália Hermano Teixeira. Inaugurado em 1978, o Jardim ocupa uma área de 100 hectares, originalmente destinada à criação de uma reserva ambiental para a proteção das nascentes do Córrego Botafogo.

O espaço é dividido em três áreas: Área 1 –  441.600 metros quadrados), com três lagos, três nascentes perenes e uma intermitente do Córrego Botafogo, infelizmente todas elas com problemas de erosão. Área II – 412 mil metros quadrados, destinada à reserva biológica e com vegetação bastante preservada. Nela fica a quarta das cinco nascentes do Córrego Botafogo. Área III – 162 mil metros quadrados, praticamente sem nenhuma vegetação nativa.

A cobertura vegetal remanescente do Jardim Botânico é composta por uma formação florestal  do Cerrado tipo mata de galeria, não inundável. Parte da floresta original ainda se encontra preservada nas áreas I e II, com árvores nativas como o angico, o jatobá, a peroba-rosa, o ipê.

O único curso de água do Jardim Botânico é o Córrego Botafogo. As nascentes da área I, onde também fica a sede do Jardim, formam os três lagos artificiais que, juntamente com  a nascente da área II, têm suas águas escoadas para fora do Jardim Botânico. O Jardim localiza-se  na Avenida Botafogo, no Setor Pedro Ludovico, é gerido pela Prefeitura Municipal e se dedica à conservação, educação ambiental,  plantio de sementes nativas e herbário.

Aberto ao público sem taxa de entrada, o Jardim oferece, dentre outras opções, a contemplação da natureza, um acervo de 2 mil espécies, deque, anfiteatro, borboletário, viveiro de mudas nativas e pista de caminhada.

Foto: curtamais.com.br

ANOTE AÍ:

Fonte: Jardins Botânicos do Brasil – Metalivros – São Paulo – 2009. Texto de Evaristo Eduardo de Miranda (excertos, com edições e atualizações por Zezé Weiss). O título desta matéria corresponde ao título do capítulo do livro.

Foto: G1

S E R V I Ç O

(www.curtamais.com.br)

Jardim Botânico de Goiânia

Endereço: Entre a Alameda do Contorno e as Avenidas Botânico, Jardim Botânico e Antônio de Queiroz Barreto – Setor Pedro Ludovico

Como chegar:

Entrada gratuita

Maiores Informações: (62) 3524-3758

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta