Minas é um dos melhores lugares do Brasil para se viajar de carro. Por todo o estado, há confortáveis acomodações (mesmo nos locais mais simples), comida típica deliciosa e o charme da boa prosa mineira nas pequenas e pacatas cidadezinhas das Gerais.

Por onde começar? Uma boa dica é seguir pelo Circuito das Águas, nos altos da Serra da Mantiqueira, em um roteiro turístico que passa por 10 municípios  (ver mapa) famosos por sua impressionante concentração de estâncias hidrominerais na mesma região geográfica.

Entre as principais cidades do Circuito das Águas estão  Caxambu, Cambuquira. e São Lourenço. Além das termas, todas elas oferecem um ótimo clima de montanha, lindas cachoeiras e bons lugares para acampar.

águas minas mapa

São Lourenço –  Cidade-polo do Circuito das Águas. Com cerca de 430 mil metros de extensão, o parque das águas de São Lourenço é o maior da região. Nele são encontradas sete fontes de água mineral, cada uma com propriedades e sabores próprios. O parque também oferece um spa, onde podem ser tomados deliciosos banhos de espuma e sais minerais, saunas e  ducha escocesa.

São Lourenço www.jornalcruzeiro.com.br

São Lourenço

Caxambu – Em Tupi, Caxambu significa “água que borbulha”. O parque termal de Caxambu é considerado como o que tem a maior quantidade de fontes de águas carbogasosas em um local concentrado na região. O parque oferece 12 fontes de águas, lago com pedalinho e um teleférico que leva a um pico com uma vista incrível.

camb3

Caxambu

Cambuquira – O parque das águas de Cambuquira contém seis fontes com propriedades diferentes (ferruginosa, alcalina, magnesiana, sulfurosa, gasosa e com lítio), cada uma delas indicada para curar condições diferentes, como obesidade, doenças reumáticas e até depressão. Todos os dias os moradores da cidade vão ao parque com suas garrafas para levar a água curativa para suas casas.

camb1

Cambuquira

 

Deixe uma resposta