Anúncios

Museu do Catetinho: Primeira residência de JK em Brasília

Outro dia, quase que por acaso, fui parar no Museu do Catetinho, um desses lugares mágicos que a gente sabe que existem em Brasília, mas que sempre vai deixando pra visitar depois.

Construído em madeira, e em dez dias, segundo conta a história, o Catetinho serviu de residência provisória para presidente JK em Brasília, até a construção do Palácio da Alvorada. O prédio, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer em 1956, foi a primeira edificação tombada pelo Patrimônio Histórico no Distrito Federal, em 21 de julho de 1959.

Belamente cercado de verde por todos os lados, o prédio é mantido com o mobiliário da época, e com uma cozinha caipira com suas colheres de pau, suas canecas de esmalte e suas moringas de barro de dar gosto!

O Museu do Catetinho fica no trevo do Gama, na BR-040, rumo Belo Horizonte. Da próxima vez que passar por ali, faça como eu, dê uma parada. Naquele ambiente extremamente singelo, a sensação que se tem é de que JK foi, realmente, um homem aventureiro e simples, mas sobretudo um grande camarada!

Zezé Weiss
Jornalista
Socioambiental
@zezeweiss

Anúncios

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader