O País de Gales

Por: Joseph Weiss

Paloma, minha neta de 13 anos, acaba de voltar de uma competição de ginástica acrobática no País de Gales. Essas anotações eu fiz pra viagem dela, que por sinal foi campeã por lá, mas podem valer também pra você, que gosta de conhecer outros mundos e suas histórias interessantes.

O País de Gales (Wales em inglês) é o menor país do Reino Unido e o de menor renda per capita, 25 mil dólares, equivalente a 74% da média dos outros países do bloco,Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte. Seu território corresponde a apenas três vezes o tamanho do Distrito Federal e é menor que Sergipe, o menor estado brasileiro.

Block

 

Um em cada seis galeses falam a língua tradicional galês. Era um país que vivia de tirar minérios e carvão das suas montanhas. Naquela época, os mineiros tinham pulmões cheios de pó de carvão. Hoje o país vive de turismo. Gales nunca foi conquistado pelos anglo-saxões devido ao terreno montanhoso e à feroz resistência do seu povo.

Os principais pontos turísticos do país são a ferrovia Ffestiniog e as cavernas Llechwedd Slate. Muita gente visita o país em outubro, para a Festa de Halloween, que eles chamam de CalanGaeaf.

Gales é um lugar de muito sossego,e também de muita cultura. Por todos os lados, pode-se ver os resquícios dadevastação do passado.

A cidade de BlaenauFfestiniog, que tem só 4 mil habitantes, está cercada de montes de lixo das minas que fecharam há muitos anos.

Na cidade de Portmeirion tem o festival conhecido por Número 6 com atividades culturais, artísticas e gastronômicas, teatro, desfiles. Em Cardiff, a capital, tem programação de musicais, dança e balé.

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:

 

Joseph Weiss – Eco-Economista.

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]