Parque Nacional da Serra da Capivara

Você sabia? Viajar no tempo é possível! E, viajando no tempo, também é possível encontrar maravilhas de insuperável valor histórico. Começar por onde?  Um bom ponto de partida é visitar o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, uma unidade de conservação arqueológica declarada como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Com uma área de cerca de 129.140 hectares e um perímetro de 214 quilômetros, além de formações rochosas incríveis, o Parque contém a maior quantidade de pinturas rupestres no mundo. São 173 sítios arqueológicos abertos à visitação. Ali podem ser vistos de perto desenhos dos habitantes pré-históricos retratando as cenas mais variadas da vida ancestral como a caça, o sexo, o parto e a dança.

Os vestígios humanos no Parque também são os mais antigos registros na América, datando de mais de 50 mil anos. Além do acervo espalhado pelo Parque, grandes peças líticas, cerâmicas, esqueletos e artefatos diversos podem ser observados no Museu do Homem Americano, parte essencial do registro histórico do Parque.

No local, a vegetação predominante é a Caatinga, com uma fauna diversificada, onde abundam tatus, jacus, veados-catingueiros, macacos-prego, tamanduás, jaguatiricas e algumas onças, como também uma variação grande de aves, lagartos e serpentes.

Outro passeio fascinante é a visita ao Boqueirão de Pedra Furada, onde os grandes paredões rochosos, iluminados à noite, tornam-se um dos grandes espetáculos da natureza. Entretanto, o Centro de Visitantes do Parque requer o pré-agendamento das visitas noturnas.

Como chegar

Pode-se ir de ônibus ou carro para os municípios próximos ao Parque, São Raimundo Nonato ou Coronel Dias (cerca de 20 km). Os aeroportos mais próximos são os de Petrolina, em Pernambuco (300 km), e Teresina, no Piauí (530 km).

Onde ficar

O Parque não dispõe de áreas de pernoite! Há variadas opções de hospedagem nos municípios de São Raimundo Nonato e Coronel José Dias.

O que levar

  • Água potável
  • Lanches
  • Protetor solar

Não esqueça!

Preserve o Parque para as futuras gerações. Não dê comida aos animais
e não toque nas pinturas! Tirar, só fotos, e deixar, só pegadas!

continua depois da propaganda

Contato: Telefone/fax (89) 3582-2085


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?
ASSINE AQUI
 

 

 

 

 

continua depois da propaganda