O Sítio Arqueológico do Bisnau, localizado na Fazenda Taquari, pouco depois do povoado do Bezerra, no município de Formosa, Goiás, é formado por um espaço natural de 2.600 m2 de petroglifos (gravações em pedras), misteriosas formações geológicas com datação estimada entre 4,5 e 11 mil anos.

O Bisnau, como é conhecido na região, causa fascínio entre estudantes, cientistas e pessoas curiosas sobre o significado das inscrições, cujas interpretações variam desde orientações astronômicas até sinais de possíveis contatos com extraterrestres.

Do ponto de vista geológico, o Sítio Arqueológico do Bisnau são várias figuras em baixo-relevo concentradas em uma única grande pedra. Infelizmente as figuras estão completamente expostas à intempérie e já foram “maculadas” com pessoas passando giz ou pedras coloridas nas reentrâncias. Não há nenhum tipo de vigilância no local. A preservaçaõ fica a cargo da consciência de cada visitante.

Localizado a cerca de 120 km de Brasília – cerca de hora e meia de carro, e 40 km de Formosa, o acesso se dá pela BR-020 até o Bezerra, e de lá por estrada de terra até o Sítio Arqueológico. De Brasília a Formosa, a BR=020 é duplicada.

Perto do Sítio Arqueológico tem a Cachoeira do Bisnau. Para acessá-la, é preciso passar pela caso do Gilberto, dono da fazenda onde fica a cachoeira. A infraestrutura é precária, o acesso se dá por uma caminhada de meio km entre pedras, mas a visão, o conato com a natureza é fenomenal.

22/10/2010. Crédito: Cadu Gomes/CB/D.A Press. Brasil. Formosa - GO. Sítio arqueológico de Bisnau, na região de Formosa Goias.

22/10/2010. Crédito: Cadu Gomes/CB/D.A Press. Brasil. Formosa – GO. Sítio arqueológico de Bisnau, na região de Formosa Goias.

 

2 Responses

  1. Verônica Lima

    Olá.
    Como entro em contato com o proprietário da fazenda para visitar o sítio arqueológico?
    Já procurei muito Internet a fora e não encontrei nenhum número de telefone ou e-mail…

    Responder
    • Eduardo Pereira
      Eduardo Pereira

      Salve!
      Não temos conhecimento sobre a necessidade de pré-agendamento. O nome do proprietário é Cristiano e sua esposa, Ylna Opa, está no Facebook. Você pode contatá-la via mensagem. Boa sorte!

      Responder

Deixe uma resposta