Serras Gerais do Tocantins

Quem se embrenha pelas Serras Gerais do Tocantins encontra montanhas esculpidas pela ação das águas e dos ventos, detalhadas por cânions, além de mirantes, grutas, cavernas, cachoeiras e rios, dos mais calmos aos mais apressados.

Quem resolve passear pelas Serras Gerais do Tocantins pode apreciar também os centros históricos de Natividade, Dianópolis e Arraias, que em suas ruas estreitas e muros de pedra construídos por escravos guardam memórias da história do Tocantins.

Quem se interesssa por cultura popular vai encontrar nas Serras Gerais do Tocantins tradições, arquitetura colonial, história e cultura como as cavalhadas, as festa do Senhor do Bonfim e do Divino Espírito Santo, e outras festas folclóricas e religiosas herdadas do colonialismo e da era do ciclo do ouro, como em Natividade, quando o município era grande produtor de joias e onde ainda se pode comprar joias artesanais fabricadas por artífices
locais.

A isso se juntem manifestações culturais como Catira, Sússia e Jiquitaia, para revelar que, embora seja um estado jovem, o Tocantins possui uma cultura secular que reflete o seu longo processo de formação.

Há ainda as magníficas formações rochosas, serras, o Canyon Encantado, Cachoeirinha, Gruta dos Caldeirões, Cachoeiras, o Arco do Sol, Cachoeirinha e o rio Azuis, considerado o menor rio do Tocantins e o terceiro menor do mundo, com apenas 147 metros de comprimento, e fica no povoado de mesmo nome no município de Aurora do Tocantins.

Serras Gerais. icmbio
foto: IcmBio

Localizada entre os municípios de Aurora do Tocantins e Taguatinga, as Serras Gerais do Tocantins fazem parte da maior cadeia de serras do Brasil e, as Serras Gerais oferecem de tudo um pouco – a contemplação ao rafting; do caminhar displicente, com olhos e ouvidos atentos à exuberante biótica local, a um mergulho ou banho de cachoeira, tudo é possível para o ecoturismo nos oito municípios da região.

Serras Gerais - Arraias
Arraias – foto: to.gov.br

Trakking, snorkel, rafting, trilha, canoagem, banhos de cachoeira, contemplação da natureza e muitas outras atividades também podem ser praticadas em toda a região tocantinense das Serras Gerais.

Em toda a região, o ecoturismo é propiciado por uma profusão de rios, canyons, cachoeiras e cavernas como em Dianópolis, município que também guarda tradições ancestrais dos povos quilombolas. Outro município na região é Peixe, que de maio a outubro oferece praias de água doce na margem do rio Tocantins.

serras gerais 2
foto: to.gov.br

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta