Tiradentes: A cidade mais bonita do Brasil

Precisou a revista norte-americana Departures, especializada em viagens, declarar Tiradentes a cidade mais bonita do Brasil pra gente pensar que, de fato, pra nós também Tiradentes é uma lindeza de cidade, um dos recantos mais bonitos do Brasil.

Por Eduardo Pereira

Localizada a menos de 200 km de Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, é uma pérola da arquitetura barroca, um patrimônio preservado, um lugar para caminhar a pé, com muita calma e vagar, entre ruas de paralelepípedos, belas lojas de artesanato mineiro e deliciosos cafés.

Nascida aos pés da Serra de São José, a cidade era apenas um rico arraial minerador no começo do século XVIII. Em 1718, passou a ser Vila São José, em homenagem ao então príncipe português D. José I.

Com a Proclamação da República (1889), o município passou a se chamar Tiradentes, nome do mártir da Inconfidência Mineira (1789), nascido na região e que morreu lutando contra a monarquia portuguesa. Quando o ouro se tornou escasso nas redondezas, a cidade perdeu relevância, sendo redescoberta na década de 1970.

Excepcionalmente preservado graças ao baixo movimento durante muitas décadas, o conjunto arquitetônico barroco de Tiradentes reúne joias como o encantador Chafariz de São José, construído em 1749 para abastecer a cidade de água potável e que está em funcionamento até hoje.

Eduardo Pereira – Sociólogo, com informações da Revista Departures e da EMBRATUR.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

continua depois da propaganda

ASSINE AQUI

 

 

 

 

continua depois da propaganda