Pesquisar
Close this search box.

2020: O ano de lutar e resistir!

2020: O ano de lutar e resistir!

O ano de 2019 se encerra com gosto amargo nas mesas dos/as servidores/as públicos/as do Estado de Goiás. Um tempo que outrora reunia a família para as comemorações fraternas tornou-se palco de discussões políticas acerca da retirada de direitos e do discurso do governo Caiado, que centrou esforços em colocar a opinião pública contra os/as servidores/as honestos/as e dignos/as do nosso Estado…

Por Bia de Lima

2019 foi um ano de muitas lutas. No fim de dezembro, servidores/as públicos/as, em especial os/as da Educação convocados/as pelo SINTEGO, montaram acampamento na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para lutar contra as propostas governamentais. Os/as trabalhadores/as ocuparam as galerias e acompanharam atentamente todo o trâmite que previa a retirada de direitos historicamente conquistados.

No entanto, após muitas manobras, os/as deputados/as Estaduais aprovaram os Estatutos do Magistério e do/a Servidor/a, retirando a licença-prêmio e o quinquênio dos/as servidores/as. Aprovaram ainda a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Reforma da Previdência Estadual, que retira dos/as servidores/as públicos/as, em especial da Educação, a possibilidade de uma aposentadoria digna.

Juntamente com outros sindicatos das categorias prejudicadas, o SINTEGO já se organiza e mobiliza para enfrentar essas e outras possíveis políticas nefastas deste governo cruel. Nesse sentido, o Fórum em Defesa dos/as Servidores/as e Serviços Públicos do Estado do Goiás, do qual o SINTEGO faz parte, por meio do SINDIPUBLICO, teve um pedido de tutela provisória de urgência acolhido pela justiça no último dia 02/01.

Foi determinada a suspensão da Emenda da Previdência até o julgamento, em definitivo, da ação civil pública principal ou até a promulgação da PEC Paralela em âmbito federal (PEC 133/2019). Enquanto a emenda está suspensa, prevalece a legislação que anteriormente estava em vigor.

A aprovação desses projetos na Alego consolida o pacote de maldades proposto pelo governo Estadual, que não efetuou o pagamento do reajuste do Piso de 2019 para 97% da categoria, numa manobra maldosa para destruir a carreira do Magistério.

Mais uma vez a carreira dos/as trabalhadores/as em Educação de Goiás foi achatada, já que o pagamento do reajuste foi realizado para apenas 3% dos/as profissionais.

A categoria da Educação sofre de todos os lados. As progressões não foram assinadas, a Data-Base dos/as administrativos/as ainda não foi paga, sendo que muitos destes profissionais recebem menos que um salário mínimo. Um absurdo!

As perdas foram muitas! Mas 2020 convoca-nos, enquanto classe trabalhadora, a nos fortalecer ainda mais, para fazermos a resistência e travarmos coletivamente todos os enfrentamentos que estão por vir!

O SINTEGO seguirá lutando bravamente pelos/as trabalhadores/as da categoria. Temos muitos desafios pela frente: seguiremos na luta pelo reajuste do Piso para todos/as, pelo pagamento da Data-Base, pela assinatura das progressões, pela garantia do quinquênio, da licença-prêmio e do nosso direito de aposentar. Precisamos ter nossos direitos garantidos, resguardados e cumpridos!

#SINTEGONALUTA

Bia de Lima – Presidenta do SINTEGO


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes