Repercussão Internacional dos Protestos Pela Educação no Brasil – #30M

Por: /portaldelaizquierda

THE GUARDIAN (Reino Unido): “Estudantes protestam em todo o Brasil contra os grandes cortes  de Jair Bolsonaro na educação”

Dezenas de milhares de estudantes, acadêmicos e professores foram às ruas do Brasil para seu último protesto em massa contra o que eles chamam de ataque do presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro à educação. Subindo e descendo o país – de cidades amazônicas a pequenas cidades no extremo sul do Brasil – os manifestantes acabaram condenando os movimentos altamente controversos de Bolsonaro para cortar o financiamento da educação pública e da ciência.

LINK: https://www.theguardian.com/world/2019/may/31/students-protest-across-brazil-over-jair-bolsonaros-sweeping-cuts-to-education

CLARIN (Argentina): “Novos protestos no Brasil contra os cortes do orçamento na educação” 

Milhares de estudantes e professores brasileiros voltaram a sair às ruas nesta quinta-feira numa jornada de protestos em todo o país contra os cortes orçamentários na educação implementados pelo governo de Jair Bolsonaro. 

LINK: https://www.clarin.com/mundo/nuevas-protestas-brasil-recortes-presupuesto-educacion_0_KF7uiSPu5.html

LA JORNADA (México): “Novo protesto no Brasil contra os cortes na educação”

Milhares de estudantes começaram a se mobilizar na quinta-feira em várias cidades de Brasil, numa nova jornada de protestos contra o bloqueio de fundos para as universidades decidido pelo governo de Jair Bolsonaro. Ainda que poucos apostam em marchas tão massivas como as de 15 de maio, quando mais de 1,5 milhão se manifestaram em mais de 200 cidades (segundo os organizadores), a mobilização deve permanecer alta, num clima de polarização social depois dos atos de domingo passado dos partidários do governo de ultradireita.

LINK: https://www.jornada.com.mx/ultimas/2019/05/30/nueva-protesta-en-brasil-contra-recortes-a-la-educacion-7673.html

EL COMERCIO (Peru): “Milhares protestam contra os cortes na educação no Brasil” 

Até o começo da tarde desta quinta-feira, as manifestações de alunos e professores pelos cortes orçamentários haviam sido registrados em pelo menos 55 cidades de 20 estados do Brasil, entre as quais São Paulo, Rio de Janeiro, as principais cidades brasileiras. 

LINK: https://elcomercio.pe/mundo/latinoamerica/brasil-jair-bolsonaro-miles-protestan-recortes-educacion-fotos-noticia-nndc-640143

TELESUR (Venezuela): “Estudantes e trabalhadores nas ruas em defesa da educação” 

Uma mobilização de norte a sul, protagonizada por estudantes, docentes e trabalhadores, estão ocorrendo nesta quinta feira 30 de maio no Brasil para protestar contra o corte na educação impulsionado pelo Governo de Jair Bolsonaro. 

LINK: https://www.telesurtv.net/news/brasil-estudiantes-trabajadores-defensa-educacion-20190530-0013.html

LA TERCERA (Chile): “Bolsonaro enfrenta uma segunda manifestação de estudantes contra cortes de fundos para universidades”

Milhares de professores e estudantes universitários compareceram aos atos nas principais cidades do Brasil para se manifestar contra as medidas anunciadas pelo governo de Bolsonaro no início deste mês.

LINK: https://www.latercera.com/mundo/noticia/bolsonaro-enfrenta-una-segunda-manifestacion-estudiantes-recortes-fondos-universidades/677367/

PRENSA LATINA (Cuba): “Milhares de pessoas protestam no Brasil contra os cortes na educação”

A mobilização convocada pela União Nacional dos Estudantes com o apoio de movimentos sociais e sindicatos, rejeita um corte de 30% no orçamento discricionário das universidades federais e o bloqueio de bolsas de pesquisa anunciadas pelo governo.

LINK: https://www.laprensalatina.com/miles-de-personas-protestan-en-brasil-contra-los-recortes-a-la-educacion/

RT (Rússia): “Bolsonaro enfrenta a segunda paralisação nacional contra os cortesna educação” 

Milhares de estudantes e professores do Brasil estão se manifestando nesta quinta-feira em pelo menos 143 cidades do país contra o corte na educação proporcionado pelo governo de Jair Bolsonaro, que anunciou um “congelamento” de 30% do orçamento não-compulsório das universidades federais, representando 3,4% do total direcionado a essas instituições acadêmicas, segundo as próprias autoridades.

LINK: https://actualidad.rt.com/actualidad/316397-bolsonaro-segunda-paralizacion-nacional-educacion-recortes

AL-JAZEERA (Catar): “Cortes no orçamento de educação do Brasil: dezenas de milhares de reformas de protesto”

Ativistas no Brasil prometem continuar sua luta contra cortes no orçamento da educação que provocaram protestos em massa no início deste mês. Eles fazem parte de uma série de medidas que o governo diz serem necessárias para tirar o país de sua crise financeira.

LINK: https://www.aljazeera.com/news/2019/05/brazil-education-budget-cuts-tens-thousands-protest-reforms-190530104748129.html

FRANCE 24 (França): “Milhares protestam no Brasil por cortes na educação”

Milhares de manifestantes tomaram as ruas da capital do Brasil na quinta-feira, após os pedidos por uma segunda manifestação nacional em várias semanas sobre o plano do governo de reduzir os gastos com educação. O governo da extrema-direita do presidente Jair Bolsonaro provocou indignação entre estudantes e professores com a proposta de congelar 30% dos gastos discricionários para universidades públicas no segundo semestre deste ano.

LINK: https://www.france24.com/en/20190530-thousands-protest-brazil-over-education-cuts

JOURNAL DE MONTREAL (Canadá): “Brasil: protestos estudantis em massa contra Bolsonaro”

Dezenas de milhares de estudantes e professores saíram às ruas nesta quinta-feira em mais de 80 cidades brasileiras para mais um dia de mobilização contra cortes na educação anunciados pelo governo.

LINK: https://www.journaldemontreal.com/2019/05/30/bresil–manifestations-etudiantes-dampleur-contre-bolsonaro

FOX NEWS (EUA): “Brasileiros protestam contra cortes no orçamento da educação”

Milhares de brasileiros saíram às ruas para protestar contra a decisão do governo do presidente Jair Bolsonaro de cortar os fundos da educação. Estudantes e professores marcharam quinta-feira nas cidades de Brasília, Salvador, Recife e Teresina e planejaram mais atos no Rio de Janeiro e São Paulo mais tarde.

LINK: https://www.foxnews.com/world/brazilians-rally-against-education-budget-cuts

LE FIGARO (França): “Brasil: novas manifestações de estudantes contra Bolsonaro” 

Milhares de estudantes e professores saíram às ruas na quinta-feira em cerca de 50 cidades brasileiras para mais um dia de mobilização contra os cortes na educação anunciados pelo governo.

LINK: http://www.lefigaro.fr/flash-actu/bresil-nouvelles-manifestations-d-etudiants-contre-bolsonaro-20190530

TRIBUNE DE GENEVE (Suíça): “No Brasil, grandes manifestações contra Bolsonaro”

Dezenas de milhares de estudantes e professores saíram às ruas em mais de 80 cidades brasileiras para mais um dia de mobilização contra cortes orçamentários na educação. O governo planeja congelar mais de um bilhão de francos.

LINK: https://www.tdg.ch/monde/bresil-grosses-manifs-bolsonaro/story/21958145

LE SOIR (Bélgica): “Brasil: Novos protestos estudantis contra Bolsonaro acontecem em cerca de 50 cidades”

O presidente direitista Jair Bolsonaro tratou os estudantes com certo desprezo, chamando-os de “idiotas úteis manipulados por uma minoria experiente que constitui o coração das universidades federais no Brasil”. Palavras que ele pareceu lamentar mais tarde, preferindo evocar “inocentes úteis”.

LINK: https://www.lesoir.be/227945/article/2019-05-30/bresil-de-nouvelles-manifestations-detudiants-contre-bolsonaro-ont-lieu-dans-une

CHANNEL NEWS ASIA (Cingapura): “Milhares protestam no Brasil pela educação” 

Milhares de manifestantes tomaram as ruas da capital do Brasil na quinta-feira (30 de maio) após os pedidos por uma segunda manifestação nacional em várias semanas sobre o plano do governo de reduzir os gastos com educação.

LINK: https://www.channelnewsasia.com/news/world/thousands-protest-in-brazil-over-education-cuts-11582558

DAILY SABAH (Turquia): “Milhares de manifestantes protestam no Brasil por cortes na educação”

Milhares de manifestantes tomaram as ruas em dezenas de cidades no Brasil na quinta-feira para uma segunda manifestação nacional em várias semanas sobre o plano do governo de reduzir os gastos com educação.

LINK: https://www.dailysabah.com/americas/2019/05/31/thousands-of-protesters-rally-in-brazil-over-education-cuts

Fonte: portaldelaizquierda

Os estudantes e professores do Brasil voltaram a encher as ruas de dezenas de cidades contra os cortes de verbas para a Educação. Confira abaixo a repercussão do #30M na imprensa internacional:
Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: