Pesquisar
Close this search box.

No abraço à praça, o combate ao racismo

 No abraço à Praça Tamandaré, em Goiânia, o Sintego reforça o combate ao racismo – 

Uma vez mais, era 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, e lá estávamos nós, na Praça Tamandaré, em Goiânia, com centenas de estudantes, professores e professoras de nossas escolas públicas, para celebrar a diversidade e, pelo exemplo, fortalecer o combate ao racismo.

Logo de manhã, por volta das 9 horas, junto com nossas entidades parceiras, como o Coletivo Lélia Gonzalez e o Movimento Negro Unificado – MNU, chegamos à praça para a 17ª edição do Abraço Negro, essa bonita ação coletiva que fecha, no dia de Zumbi dos Palmares, o calendário de atividades que o Sintego realiza ao longo do ano contra todo e qualquer tipo de preconceito e discriminação.

Minha alegria foi grande ao ver a animação das crianças, adolescentes e jovens das mais de 30 escolas que se juntaram a nós para o Abraço Negro deste ano de 2017. A cada apresentação cultural dos alunos e alunas das redes municipal e estadual, o entusiasmo era tanto que, em vários momentos, levou pessoas que passavam pela praça a se juntarem ao movimento.

A psicóloga Clarissa Dias, de Brasília, foi uma delas: “Conhecer o “Abraço Negro” foi uma surpresa boa. Amei a música, as danças, o cartaz do “UBUNTU”  e, principalmente, amei ver crianças tão pequenas engajadas na luta contra o racismo. Certamente, esse trabalho do Sintego gerará uma nova consciência, mais humana e mais solidária, para as gerações presentes e futuras”.

“Eu sou porque nós somos.”

Nosso cartaz do UBUNTU expressava, ali no calor daquela manhã de novembro, o sentimento mais profundo desse trabalho que começamos no ano 2000 e que, a cada dia, se consolida e se fortalece pelos caminhos da vivência comunitária e da experiência da construção coletiva de uma sociedade sem racismo, sem homofobia, sem feminicídio, sem violência, sem mortes prematuras, uma sociedade voltada para a cultura da paz.

De coração, agradeço a participação de cada criança, de cada professor e professora, de cada trabalhador e trabalhadora do Sintego, em especial às professoras Roseane Ramos, nossa Secretária de Igualdade Social, e Iêda Leal de Souza, nossa tesoureira e coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado – MNU, por este belo abraço coletivo à Praça Tamandaré e por todos os dias de luta pela igualdade racial.

Que o simbólico “Abraço Negro” possa, sempre, fortalecer a união de todos e de todas nós para que, com imensa responsabilidade e compromisso, sigamos fazendo do Sintego este espaço forte e único de luta contra o racismo e contra os muitos preconceitos que assustam nossas crianças e desorientam nossos jovens.

Agora, depois de mais um bem-sucedido “Abraço Negro” em Goiânia, seguiremos com nossas outras ações pedagógicas, como as palestras, oficinas e atividades culturais que o Sintego realizará em várias cidades do interior de Goiás ainda este ano.

Aproveito esta oportunidade para desejar a vocês boas festas e um feliz 2018!

Bia de Lima
Educadora. Presidenta do Sintego.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes