Brasil tem a primeira reitora negra de uma universidade federal

Joana Guimarães é a primeira reitora negra em federais no Brasil

Joana Guimarães Luz, 61 anos, nascida em Itajuípe (BA), é Mestre, doutora e com pós-doutorado em geologia. Essas são as credenciais da primeira reitora negra de uma universidade federal do Brasil.

Joana foi eleita pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna, com 64% dos votos em novembro de 2017, e, em junho de 2018, tomou posse como reitora. Ela cursou até o terceiro ano de filosofia e migrou para a geologia em seguida. Para a docente, além da responsabilidade que o cargo imputa, o viés da representatividade é de extrema importância. “Sei da força da representatividade que exerço estando onde estou. A maioria dos reitores no país são homens brancos. Temos 63 universidades federais, e somente 19 mulheres no comando delas. Quando falamos de negras, o cenário é pior. Eu sou a única em atividade”, afirmou, em entrevista à revista Marie Claire.

Fonte: Notícia Preta

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: