chat Facebook

Joana Guimarães: Primeira reitora negra de uma universidade federal brasileira

Brasil tem a primeira reitora negra de uma universidade federal

Joana Guimarães é a primeira reitora negra em federais no Brasil

Joana Guimarães Luz, 61 anos, nascida em Itajuípe (BA), é Mestre, doutora e com pós-doutorado em geologia. Essas são as credenciais da primeira reitora negra de uma universidade federal do Brasil.

Joana foi eleita pela Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Itabuna, com 64% dos votos em novembro de 2017, e, em junho de 2018, tomou posse como reitora. Ela cursou até o terceiro ano de filosofia e migrou para a geologia em seguida. Para a docente, além da responsabilidade que o cargo imputa, o viés da representatividade é de extrema importância. “Sei da força da representatividade que exerço estando onde estou. A maioria dos reitores no país são homens brancos. Temos 63 universidades federais, e somente 19 mulheres no comando delas. Quando falamos de negras, o cenário é pior. Eu sou a única em atividade”, afirmou, em entrevista à revista Marie Claire.

Fonte: Notícia Preta

 

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

continua depois da propaganda
Chat Facebook