Pesquisar
Close this search box.
Governo que acabar com UEG de Campos Belos e Posse

Campos Belos e Posse: Governo que acabar com campus da UEG


Campos Belos e Posse: Governo que acabar com campus da UEG . As unidades UEG de Campos Belos e Posse não terão vestibular em 2021, na data de ontem o Conselho Superior (CsU) da UEG se reuniu para, entre outras pautas, votar o Edital do Vestibular 2021/1. Posse e Campos Belos ficarão de Fora. Será que o Nordeste Goiano caminha para novamente ser um corredor de miséria (física e cultural)?

Seria uma Sessão tranquila e com um fator necessário (o Vestibular), não fosse a injustiça sem precedentes que aconteceu para alguns campus da UEG, entre os quais, Campos Belos e Posse, ambos no Nordeste de Goiás, que pela primeira vez na história desde que a UEG foi
criada, em 1999, não receberão nenhum (repetimos: nenhum) novo aluno, tendo em vista que, no quadro de vagas de toda a UEG, não foi aprovado pelo CsU vestibular para estes municípios.

No ano de 2018 a UEG possuia 159 cursos de graduações. Este ano de 2021 serão apenas 89 cursos, uma queda 44% no número de cursos da instituição que ocupa nesse instante 41 campus em 39 municípios, distribuídos em todas as regiões do estado de Goiás.

O mais grave de não ter qualquer ingresso em Posse e Campos Belos é que esta é considerada a região do estado com o mais baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. Não há grandes projetos de investimentos em indústrias e outras fontes de desenvolvimento social e econômico. Além disso, a região abriga um dos parques nacionais mais importantes do Brasil (a Chapada dos Veadeiros) e os maiores quilombos do País, entre estes, os kalungas.

Num momento da história em que o Brasil necessita de mais investimentos em qualificação profissional, dada a grave crise econômica e sanitária (causada especialmente pela pandemia da COVID-19), Campos Belos e Posse, e os mais de 20 municípios adjacentes a estes, seus
jovens que sairão do Ensino Médio, não poderão contar com os cursos da UEG.

Segundo Marconi Burum, servidor da UEG em Campos Belos e um dos membros do Conselho Superior que participou da Sessão nesta terça-feira, “a UEG caminha para fechar seus campus em várias cidades de Goiás, centralizando o ensino superior nos grandes centros urbanos. Esse é um projeto do Governo de Goiás, que mostra seu descaso com a UEG. A prova disso é que nós, do CsU, já pedimos ao Governador que permitisse a eleição para Reitor [que hoje está sob intervenção] e que devolvesse os 2% da receita estadual ao orçamento da UEG”, destaca.

Burum afirmou que a UEG, até 2019, tinha uma rubrica específica constante no artigo 158 da Constituição do Estado de Goiás, o que, se tivesse sido mantida, daria este ano à UEG um orçamento de 600 milhões de reais. Com os cortes do Governo, em 2021 a UEG terá pouco
mais de 300 milhões, o que representa a metade do valor. E por isso, a fórmula encontrada pela UEG para sair da crise orçamentária foi encerrar quase a metade de seus cursos.

“Com esta votação de ontem do CsU, caminhamos para uma tragédia que será difícil de reverter. Ou seja: corre-se o risco de vermos em 2 ou 3 anos o fechamento definitivo das unidades da UEG em Posse e em Campos Belos. A população precisa reagir”, comenta Burum.
Sobre o Edital, conforme aprovado na Sessão [que pode ser assistida ao vivo pelo canal da UEG no Youtube], será publicado oficialmente  hoje [3], na página do “Estudo Conosco”, da UEG.

Para quem desejar saber maiores detalhes, segue o link da Sessão Plenária do CsU, dia 2 de
fevereiro do ano corrente:

https://www.youtube.com/watch?v=K5X8rssRGUk

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos.
É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. 
Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.

HISTÓRIA, COMPROMISSO E SOLIDARIEDADE:

Desde o nascimento da Xapuri, em 2010, sempre trabalhamos com o coração, dando o melhor de nós a serviço da luta e dos movimentos sociais.

Sempre foi nossa paixão contar histórias, repassar informação de qualidade e, sobretudo, construir espaços de comunicação que sejam úteis para as populações indígenas e tradicionais do Brasil.

É nosso compromisso compartilhar não somente conhecimento, mas também, na medida do possível, fortalecer entidades e movimentos que trabalhem na construção de um mundo melhor que ainda acreditamos ser possível.

Com o agravamento da crise econômica, especialmente depois do golpe de 2016, manter nosso trabalho e nosso apoio a quem precisa vem ficando muito difícil.

Por essa razão é que criamos a Loja Xapuri.

Nossa Loja Solidária nasceu no ano de 2018, por conta de um compromisso, uma paixão e uma precisão.

Aqui você não compra só um e-book, aqui você colabora com uma causa, você investe em Solidariedade e Resistência.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes