Alunos da Escola Alemã Corcovado aprendem Educação Ambiental desde o maternal

A instituição realiza diversos projetos pedagógicos ambientais que tem como objetivo conscientizar os estudantes desde pequenos e mostrar a importância de uma sociedade sustentável

Há 25 anos, a Escola Alemã Corcovado, localizada em Botafogo, no Rio de Janeiro, implementa e realiza diversas atividades pedagógicas ambientais interdisciplinares no currículo escolar de seus alunos, desde o maternal. Os projetos têm como objetivo conscientizar os estudantes desde pequenos e oferecer compreensão dos fatos naturais e humanos a respeito das questões ambientais, colaborando para a criação de uma sociedade ambientalmente mais sustentável.

São diversos projetos ambientais que ocorrem em toda escola ou em turmas específicas ao longo do ano letivo, como o “Projeto Horta Escolar”, o “Projeto Lixo” e o “Projeto Água”. Para o professor Danilo Netto, responsável pela Educação Ambiental na escola, é muito importante essa discussão como forma de educar as novas gerações para um mundo mais sustentável. “É necessário mostrar para os alunos a importância dessas ações no dia a dia e fazer com que essas atividades e boas práticas sejam incorporadas aos seus ideias e estilo de vida”.

No “Horta Escolar”, os alunos cultivam diversas plantas, verduras e legumes, por meio de técnicas de agricultura ecológica, que serão utilizadas como temperos, remédios e enfeites. Há ainda um “minhocário” onde é produzido o adubo natural. Além disso, no “Projeto Água”, foi construído um sistema de captação da água da chuva para ser utilizada na irrigação da horta escolar, evitando assim o desperdício.

Já no “Projeto Lixo” é feita uma coleta seletiva de papel, recuperando parte desse lixo produzido na escola. Utilizando a pedagogia dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar), uma parte deste material reciclado é usado na confecção de blocos e cadernos ecológicos que são utilizados pelos próprios alunos na escola. Já a outra, que não pode ser reutilizado, é reciclado artesanalmente na própria escola e o restante é doado para um sucateiro do bairro que o vende a uma indústria de reciclagem.

Aproveitando a natureza do Rio de Janeiro, a Escola Alemã Corcovado também realiza muitas práticas de Educação Ambiental ao ar livre e excursões científicas ambientais. Alunos percorrem as alamedas da instituição para conhecer e identificar diversos tipos de árvores, além de visitas a diversos parques e reservas ambientais.

Youngreen

A Escola Alemã Corcovado possui também um grupo de estudantes do ensino médio, chamado de “Youngreen”, que realiza diversos projetos voltados à conscientização ambiental. O grupo se encontra semanalmente e discute vários temas e pautas como coleta seletiva e a proibição do uso de canudos plásticos.

No projeto “Lixo e Vida”, os alunos do Youngreen reutilizam copos plásticos e os transformam em pequenos vasinhos na produção de uma horta de temperos. A ideia é conscientizar sobre o uso de plásticos, criando opções fáceis, criativas e sustentáveis de reaproveitamento, como o cultivo de uma horta doméstica. No início do ano, os alunos também assistiram uma palestra sobre coleta seletiva e aprenderam mais sobre os impactos do descarte inadequado de plástico e outros resíduos sólidos.

Sobre a Escola Alemã Corcovado

Criada em 1965, a Escola Alemã Corcovado, localizada em Botafogo (Rio de Janeiro), proporciona aos seus alunos uma moderna formação escolar, com base nos mais atuais padrões de ensino, tanto alemães como brasileiros. Em maio de 2017, a Escola Alemã Corcovado foi a única instituição fora da Alemanha a receber o principal prêmio escolar alemão, o Deutsche Schulpreiswww.eacorcovado.com.br

 

ANOTE AÍ:

In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação 
Camila Curvelo (camila.curvelo@inpresspni.com.br) Tel.: (21) 3723-8127
Roberta Gelio (roberta.gelio@inpresspni.com.br) Tel.: (21) 3723-8102

Comentários

%d blogueiros gostam disto: