Pesquisar
Close this search box.

Cortes de verba na educação: Retrocesso e descaso com o futuro do Brasil

Cortes de verba na educação: Retrocesso e descaso com o futuro do Brasil

Por Bia de Lima

Governo anuncia cortes que provocam perdas imediatas para o ensino básico e superior do país.

No início do mês de maio, o Governo Federal e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram cortes na Educação que atingem em aproximadamente 47% o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb), além dos cortes das universidades e institutos tecnológicos em todo o Brasil.

Para esclarecer a sociedade, na intenção de que todos/as saibam a importância de tal recurso e o quão prejudicial é o seu corte, devemos popularizar a função do Fundo, que é destinado à promoção de políticas públicas para a Educação Básica, que envolve a educação infantil, fundamental e médio, nos municípios e estados.

Cerca de 85% do custo médio de cada aluno/a do ensino básico público é pago pelo Fundeb, cuja verba vem dos impostos dos três níveis de governo e é redistribuída de modo a evitar desigualdades entre regiões. O valor, que neste ano está estimado em R$ 156 bilhões, é estipulado de acordo com o número de alunos/as e o segmento em que eles estão.

O Fundeb tem ainda o objetivo de garantir recursos que venham assegurar o cumprimento da lei do Piso, lei 11.738/2008; em muitos municípios, além do acréscimo de renda, serve como custeio da Educação, devido à situação caótica da manutenção e do desenvolvimento da Educação em regiões muito pobres do Brasil.

Em 2007, o fundo foi remodelado, com vigência até 2020 – sua nova formulação precisa ser debatida pelo Congresso Nacional ainda neste ano. Segundo especialistas, o MEC ainda não se posicionou oficialmente sobre o assunto, mas durante uma reunião com o Conselho Nacional de Secretários de Educação e a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, o ministro Abraham Weintraub afirmou que proporá um novo Fundeb “mais parrudo” e que privilegiará o direcionamento de novos recursos, quando surgirem, para o fundo. Vale ressaltar, que este é o segundo titular do MEC em cinco meses do Governo Bolsonaro, mas, até o momento, nenhum deles apresentou medidas que valorizassem os/as profissionais da área ou algo positivo para a pasta, apenas polêmicas.

Ainda que o Governo Federal alegue que não há corte e, sim, contingenciamento, são inegáveis o impacto econômico e o reforço do sentimento de descaso vivido por alunos/as, professores/as e gestores/as da rede pública de ensino.

O Fundeb é indispensável para garantir ações dos governos com estudantes dos níveis infantil, fundamental e médio; da educação especial de jovens e adultos; de ensino profissional integrado; e com estudantes das escolas localizadas nas zonas urbanas e rurais.

É hora de o Governo Bolsonaro priorizar a Educação como prometeu durante a campanha eleitoral, além de priorizar a igualdade de oportunidades. Investir em educação é investir diretamente no desenvolvimento de todas as outras áreas, como segurança, saúde e trabalho. Caso isso não aconteça, continuaremos sem grandes perspectivas, vítimas de um governo que não prioriza o seu futuro e seguiremos reféns da má gestão atual.


Bia de Lima – Educadora. Presidenta do Sintego.

#SintegoNaLuta
#PelaEducaçãoPúblicadeQualidade


 

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes