Pesquisar
Close this search box.

Daniel Munduruku, um professor indígena na Unicamp

Durante o primeiro semestre de 2018, a Faculdade de Educação da Unicamp, via Coordenação do Curso de Licenciatura Integrada Física-Química e Edital PRG 2018 para o Programa Professor Especialista Visitante em Graduação, terá como professor convidado o escritor Daniel Munduruku, doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos.

Autor de mais de 50 livros voltados ao público infantil, infanto-juvenil e educadores, Daniel já recebeu diversos prêmios literários dentre eles o Prêmio Jabuti. Como diretor do Instituto UKA – Casa dos Saberes Ancestrais, realiza também ações de formação e divulgação da literatura indígena no Brasil, como o selo literário UKA Editorial e encontros de escritores e realizadores indígenas.link loja solidáriaDaniel Munduruku ministrará, sextas-feiras pela manhã, a disciplina “Temática Indígena na Escola”, intitulada “EP 817: Tópicos Especiais em Educação I – Turma B (Profa. Responsável: Alik Wunder)” no catálogo da DAC.

As inscrições para a disciplina estarão abertas, a partir do dia 6 de fevereiro, para estudantes de graduação da Unicamp, em especial dos cursos de licenciatura e pedagogia e para público externo, como alunos especiais.

O curso apresentará a temática indígena em suas abordagens antropológica, histórica, social e literária, comprometido com a causa da educação para a tolerância e respeito às diferenças.

O escritor também atuará em uma disciplina de pós-graduação da Linha de Pesquisa 8 – Arte e Linguagem e Educação, nas quintas-feiras pela manhã focando especialmente a presença indígena no pensamento acadêmico e na literatura brasileira, além em outras atividades voltadas à comunidade acadêmica.Link Loja Solidária estáticoA presença de um professor indígena na graduação e pós-graduação da Faculdade de Educação marca e celebra uma série de ações que vem sendo movimentadas na unidade por estudantes, professores e funcionários no sentido de ampliar a inclusão étnico-racial na universidade e o diálogo com os outras formas de conhecimentos, tais como:  as discussões e aprovação das cotas no curso de Pós-graduação em Educação em 2016 e no vestibular da Unicamp em 2017, e a criação das disciplinas obrigatórias “Histórias e culturas dos povos indígenas brasileiros” e “Histórias e culturas afro-brasileiras e africanas” no novo catálogo do curso de Pedagogia.

Daniel também auxiliará no aprofundamento destas discussões em nossa comunidade acadêmica, como uma das formas de preparação para a recepção dos estudantes indígenas a partir do vestibular de 2019.

ANOTE AÍ:

Fonte desta matéria: Faculdade de Educação / Unicamp  via Ailton Krenak

Daniel Munduruku, doutor em Lingüística pela Universidade de São Paulo e Pós-doutor em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos.

Confira um pouco do trabalho do professor Daniel Munduruku em seu blog e vídeo divulgado pela UNOi Educação.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes