Escola da Natureza
Referência em educação ambiental, unidade no Parque da Cidade atende estudantes com atividades como plantio, reciclagem e estudos sobre a água e o Cerrado

Essa é comemorar mesmo. A Escola da Natureza completou, no dia 5 de junho, 22 anos de existência. Criada em 1996 com o objetivo de envolver a comunidade escolar da rede pública de ensino com as questões ambientais, a Escola da Natureza é o Centro de Referência em Educação Ambiental da Secretaria de Educação, vinculada à Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto. Nos últimos três anos vem recebendo estudantes da educação integral, dos anos finais, para desenvolver atividades ecopedagógicas.

É uma escola localizada em uma área de 5 mil metros quadrados de área verde no centro do Parque da Cidade e abriga várias tecnologias sociais, como banheiro seco (tecnologia ecológica para os dejetos), minhocário, diversas hortas, bacia de evapotranspiração – modelo sustentável para tratar do esgoto sem gastar água – e várias outras obras para dar suporte a esse trabalho.

Na Escola da Natureza, as ações são baseadas em cinco grandes temas e suas pluralidades: Cerrado, consumo consciente, crise hídrica, energia e biodiversidade.

A diretora da unidade, Renata Potolski Lafetá, ressalta que os ensinamentos são focados no respeito a todas as formas de vida, o agente transformador do olhar e das atitudes dos estudantes.

Escola da NaturezaÉ fundamental para a vida dos alunos entender como eles estão envolvidos com o meio ambiente para que eles consigam ser a transformação dentro de casa, do universo de cada um, além de se perceberem como cidadãos, seres vivos”, diz a diretora.

Segundo a equipe gestora da Escola da Natureza, os professores das escolas parceiras relatam que a aproximação com o tema da educação ambiental sensibilizou e mobilizou as escolas para novas práticas escolares, auxiliando as abordagens multidisciplinares. A aproximação também reforçou a importância das práticas coletivas, com maior participação no planejamento e execução das atividades.

A necessidade de ampliar o cuidado com o meio ambiente e com o outro é um dos preceitos trabalhados na Escola da Natureza. “Por isso mesmo trabalhamos fortemente a questão dos valores. Quando falamos em educação ambiental, falamos de vida, falamos de cuidado – isso implica cuidado com o planeta, com a escola, com os colegas, com a família e com as pessoas com as quais os estudantes convivem”, explica Renata Lafetá.

Escola da NaturezaReflexos – De acordo com diretora é bem perceptível a mudança que ocorre com os estudantes. “Notamos nessas escolas com as quais trabalhamos que há diminuição da violência dentro da unidade escolar, pois trabalhamos a questão da paz, de viver bem, de respeitar as diferenças. A natureza é um campo enorme para abordamos todas essas questões que vivemos no nosso dia a dia. Quando falamos de diferença, só de observar uma árvore vemos todos os seres vivos que ali habitam e fazem parte de um ecossistema único; todos são importantes ali, assim como os seres humanos. Somos diferentes, mas somos todos importantes na construção da nossa sociedade e nós temos um papel a cumprir”, enfatiza.

Desta forma, diz Renata, “damos uma ênfase muito grande à questão dos valores, do respeito e do cuidado. A Escola da Natureza prepara para a vida e a vida não pode esperar. Então, esta é uma escola que recebe todos os estudantes com amor no coração para que repassem esse amor para todas as pessoas com que eles convivem, para todos os seres vivos e para todo o ambiente”.

Anúncios

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader