Pesquisar
Close this search box.
Escola da Natureza

Escola da Natureza: 22 anos de consciência sustentável

Escola da Natureza: 22 anos fortalecendo a consciência sustentável

Escola da Natureza
Referência em educação ambiental, unidade no Parque da Cidade atende estudantes com atividades como plantio, reciclagem e estudos sobre a água e o Cerrado

Essa é comemorar mesmo. A Escola da Natureza completou, no dia 5 de junho, 22 anos de existência. Criada em 1996 com o objetivo de envolver a comunidade escolar da rede pública de ensino com as questões ambientais, a Escola da Natureza é o Centro de Referência em Educação Ambiental da Secretaria de Educação, vinculada à Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto. Nos últimos três anos vem recebendo estudantes da educação integral, dos anos finais, para desenvolver atividades ecopedagógicas.

É uma escola localizada em uma área de 5 mil metros quadrados de área verde no centro do Parque da Cidade e abriga várias tecnologias sociais, como banheiro seco (tecnologia ecológica para os dejetos), minhocário, diversas hortas, bacia de evapotranspiração – modelo sustentável para tratar do esgoto sem gastar água – e várias outras obras para dar suporte a esse trabalho.

Na Escola da Natureza, as ações são baseadas em cinco grandes temas e suas pluralidades: Cerrado, consumo consciente, crise hídrica, energia e biodiversidade.

A diretora da unidade, Renata Potolski Lafetá, ressalta que os ensinamentos são focados no respeito a todas as formas de vida, o agente transformador do olhar e das atitudes dos estudantes.

Escola da NaturezaÉ fundamental para a vida dos alunos entender como eles estão envolvidos com o meio ambiente para que eles consigam ser a transformação dentro de casa, do universo de cada um, além de se perceberem como cidadãos, seres vivos”, diz a diretora.

Segundo a equipe gestora da Escola da Natureza, os professores das escolas parceiras relatam que a aproximação com o tema da educação ambiental sensibilizou e mobilizou as escolas para novas práticas escolares, auxiliando as abordagens multidisciplinares. A aproximação também reforçou a importância das práticas coletivas, com maior participação no planejamento e execução das atividades.

A necessidade de ampliar o cuidado com o meio ambiente e com o outro é um dos preceitos trabalhados na Escola da Natureza. “Por isso mesmo trabalhamos fortemente a questão dos valores. Quando falamos em educação ambiental, falamos de vida, falamos de cuidado – isso implica cuidado com o planeta, com a escola, com os colegas, com a família e com as pessoas com as quais os estudantes convivem”, explica Renata Lafetá.

Escola da NaturezaReflexos – De acordo com diretora é bem perceptível a mudança que ocorre com os estudantes. “Notamos nessas escolas com as quais trabalhamos que há diminuição da violência dentro da unidade escolar, pois trabalhamos a questão da paz, de viver bem, de respeitar as diferenças. A natureza é um campo enorme para abordamos todas essas questões que vivemos no nosso dia a dia. Quando falamos de diferença, só de observar uma árvore vemos todos os seres vivos que ali habitam e fazem parte de um ecossistema único; todos são importantes ali, assim como os seres humanos. Somos diferentes, mas somos todos importantes na construção da nossa sociedade e nós temos um papel a cumprir”, enfatiza.

Desta forma, diz Renata, “damos uma ênfase muito grande à questão dos valores, do respeito e do cuidado. A Escola da Natureza prepara para a vida e a vida não pode esperar. Então, esta é uma escola que recebe todos os estudantes com amor no coração para que repassem esse amor para todas as pessoas com que eles convivem, para todos os seres vivos e para todo o ambiente”.

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

<

p align=”left”>

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes