chat Facebook

Estudantes aprendem a reutilizar papel em Oficina de Reciclagem do Sinpro

Do dia 1° ao dia 5 de junho, aconteceu a Semana Nacional do Meio Ambiente. A data foi instituída no Brasil pela Organização das Nações Unidas (ONU), por meio do Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, que visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem sobre preservação do patrimônio natural do país, sendo também um complemento às celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5.

E para intensificar ainda mais as ações da semana de conscientização, o Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro- DF) realizou uma Oficina de Reciclagem de Papel com estudantes do 5° ano, da Escola Classe (EC) 15, de Taguatinga. A atividade foi realizada na Chácara do Professor, em Brazlândia.

Durante a oficina, os alunos aprenderam, na prática, o processo de fabricação do papel reciclável, compreenderam sobre os riscos do desmatamento para a natureza, e conheceram alternativas sustentáveis de preservação.

Slide

VISTA NOSSA CAMISA
FORTALEÇA NOSSO PROJETO

DOAÇÃO - PIX: contato@xapuri.info

 

O assunto foi abordado tendo em vista que o Brasil é um dos maiores produtores de papel no mundo, gerando um grande impacto no meio ambiente devido ao desmatamento. Um levantamento do Global Forest Watch mostrou que o Brasil foi o país que mais perdeu árvores em 2018 em todo o mundo – aproximadamente 1,3 milhão de hectares de florestas primárias, ou seja, aqueles ambientes que não sofreram nenhuma interferência humana.

Enquanto que na Amazônia Legal, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, apontou que entre agosto de 2018 e março de 2019, a região perdeu 1.974 quilômetros quadrados de florestas, um aumento de 24% em comparação com o mesmo período anterior. Somente a fabricação de uma folha A4 consome 0,013% do tronco de uma árvore de eucalipto.

Levando em consideração os altos índices do uso de papel, é essencial alertar os estudantes e a sociedade sobre o consumo consciente do material. Por exemplo, com a reciclagem de uma tonelada de papel, evita- se o corte de 20 a 30 árvores adultas, além  de economizar até 80% de energia. Também é possível economizar água. Na produção de cada tonelada de papel novo são gastos 100 mil litros de água, enquanto que na fabricação de papel reciclado este valor cai para 2 mil de litros por tonelada.

Para a coordenadora pedagógica da EC 15, Dulce Melo, a proposta da oficina complementou e intensificou ainda mais a vivencia com questões ambientais que os alunos já possuíam, por meio de projetos desenvolvidos na escola. “Aqui, os estudantes aprenderam, na prática, a importância de proteger o meio ambiente, da diversidade, do reaproveitamento de materiais e da construção de espaços ecológicos e sustentáveis. Nossas crianças serão agentes transformadores da sociedade e essa conscientização começa pela disseminação dos conhecimentos adquiridos.

continua depois da propaganda

Hoje, por exemplo, reutilizamos restos de papel da nossa escola para fazermos livrinhos, cartões, papel de carta e muito mais”, explica.

Já a estudante Giovana Ilidia, de 11 anos, conta, animada, um pouco sobre sua experiência na Oficina de Reciclagem. “É importante preservar o meio ambiente e fazer a reciclagem de papéis. Nós aprendemos a fazer coleta seletiva do lixo e separar os materiais que podem ser reciclados além do papel como, metal, vidro e plástico. Agora, muitos colegas não jogam mais lixo no chão, e eu compartilho isso com todos familiares e amigos”, concluiu.

 

 

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

continua depois da propaganda
Chat Facebook