Jogos Ambientais da Biologia: Tecnologia da Informação e Comunicação como Ferramenta para a Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ao longo dos séculos, a população mundial tem degradado a natureza para
extração insustentável de seus recursos. No entanto, uma nova concepção da ação
humana sobre o meio ambiente precisa ser estabelecida e, para isso, faz-se importante a
realização da Educação Ambiental.
A Educação Ambiental conscientiza e sensibiliza a responsabilidade do
individual e do coletivo quanto aos problemas ambientais, buscando a resolução destes
problemas para o estabelecimento e a manutenção da qualidade de vida humana.
De acordo com a Lei 9.795, de 27 de abril de 1999, a E.A deve estar em todos os
níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal. Em
ambientes formais, tais como nas escolas, o ensino em E.A baseado no uso de
computadores confere uma alternativa lúdica e inclusiva, interpondo o avanço científico
e social ao cotidiano escolar.
Assim, o estudo de temáticas que envolvam a E.A ganha destaque com as
Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s), que por se basearem no uso de
computadores, notebooks, tablets ou celulares, podem incluir uma série de jogos
computacionais na área socioambiental.
JOGO SOCIOAMBIENTAL DA BIO
O Jogo Socioambiental da Bio foi desenvolvido por discentes do Curso de
Ciências Biológicas da PUC Goiás e também voluntários do Programa Socioambiental e
de Economia Solidária (PROSA) da PUC Goiás, sob a supervisão de docentes
pertencentes à mesma instituição e ao PROSA.
O Jogo em questão é uma Tecnologia de Informação e Comunicação que dispõe
de informações ambientais da atualidade, incluindo imagens e textos. Foi criado com o
intuito de ser aplicado em aulas de informática para alunos de Ensino Fundamental, a
fim de sensibilizá-los e conscientizá-los a respeito da importância do equilíbrio
ambiental para a proteção do direito à vida.
Também se ressalta como vantagem do emprego do Jogo Socioambiental da Bio
nas escolas, o: aumento da capacidade de enfrentar os desafios da sociedade da
informação; o fornecimento de subsídios que facilitem o acesso ao mundo do trabalho;
e, a ruptura da previsibilidade, pré-determinação e homogeneização monoculturalizante.
DESCRIÇÃO DO JOGO
O Jogo Socioambiental da Bio foi criado no programa Microsoft Windows Excel
2007 e não demanda uma conexão com a internet. Uma vez que o programa permite
novas edições, os temas do jogo são passíveis de modificações, tornando-se
remodelável para se aplicar a diferentes públicos e assuntos referentes à E.A.
Desta forma, o Jogo Socioambiental da Bio pretende empregar uma linguagem
escrita e visual que seja divertida e capaz de conduzir os educandos a uma atenção
ampliada, instigando-os a refletir sobre a realidade ambiental local e global do mundo
em que vivem.
É uma ferramenta capaz de estimular as escolas de Ensino Fundamental a
conhecerem os avanços técnicos científicos da atualidade e a inseri-los no cotidiano do
processo ensino-aprendizagem. O jogo em estudo é também um método interativo para
formação de um aluno agente de sua própria educação, consciente dos desafios
ambientais da atualidade e da necessidade de redefinição das relações entre sociedade
humana e natureza.
Autores:
Sarah Amado Ribeiro: Bióloga, Mestre em Ciências Ambientais e
Saúde, Doutoranda em Biotecnologia e Biodiversidade.
José Ulisses Araújo de Souza: Acadêmico do Curso de Ciências
Biológicas da PUC Goiás.
Nicole Fighera Amorim Mendes: Acadêmica do Curso de Ciências
Biológicas da PUC Goiás.
Sabrina Sara Moreira Duarte: Acadêmica do Curso de Ciências
Biológicas da PUC Goiás.