Entidades ligadas à educação divulgam nota de repúdio contra Bolsonaro

Oito entidades nacionais ligadas à educação –ANDES, ANPG, FASUBRA, FENET, PROIFES, SINASEFE, UBES e UNE– divulgaram nota de repúdio contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, que editaram a Medida Provisória 979 intervindo nas instituições federais de ensino.

O texto da MP determina que “não haverá processo de consulta à comunidade, escolar ou acadêmica, ou a formação de lista tríplice para a escolha de dirigentes das instituições federais de ensino durante o período de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente da pandemia da COVID-19”.

As oito entidades afirma na nota conjunta que o governo afronta o artigo 207 da Constituição Federal de 1988, que assegura às instituições públicas a autonomia.

As organizações representativas de ensino no País lançaram nas redes sociais a hashtag #DevolveMP979, ou seja, pedindo para que o Congresso Nacional devolva a MP ao Palácio do Planalto.

O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e somente essa instância do Poder Legislativo federal, tem a prerrogativa de devolver medidas provisórias ao Executivo.

O Congresso Nacional já devolveu antes MPs ao Poder Executivo, a exemplo daquela que transferiu a demarcação de terras indígenas da Funai para o Ministério da Agricultura.

Em 2015, o então presidente do Congresso Renan Calheiros (MDB-AL) devolveu à presidenta Dilma Rousseff (PT) a MP que reduzia a desoneração da folha de pagamento das empresas.

Agora, além dessa da educação, que põe fim à escolha democrática de reitores, o presidente do Congresso também admite que pode devolver ao governo a MP 873, que impede sindicatos de cobrar contribuição sindical em folha de pagamento.

Fonte: Blog do Esmael

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 99611193

 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: