Governo Temer quer o fim do ensino noturno. Lugar de trabalhador é fora da Escola?

O Ministro da Educação, Mendonça Filho, disse em entrevista à Rádio Jornal  de Pernambuco nesta segunda-feira, 26 de dezembro, que o governo defende o fim do ensino noturno no Brasil. De acordo com o Ministro,  “a luta” é para que os jovens concluam o ensino médio aos 17 anos, e não tenham que trabalhar durante o dia, enquanto estudam à noite”.

Segue o Ministro de Temer: “Espero que um dia a gente não tenha mais ensino noturno. Isso é uma distorção provocada, porque na verdade quando o jovem vai para uma educação noturna ele acumulou deficiências ao longo da vida…

Então temos que acabar com a repetência para que ele não acumule defasagem, conclua o ensino médio como a grande maioria da classe média, aos 17 anos, e não tenha que se dirigir ao mercado de trabalho por que a família obriga e por que tem necessidade em casa”, declarou Mendonça Filho.

O ministro também comentou sobre a proposta de reforma do ensino médico, cuja projeto ele diz que vai passar com folga no Senado:  “Se ao longo de 20 anos não se chegou a um consenso sobre um projeto de lei para a reforma, não podemos esperar mais 20 anos. Temos muitos jovens que não estudam e nossos resultados em português e matemática são ruins…

Não sou uma pessoa que vai ficar diante desse problema e ficar passivo. Por isso, enviamos a MP para Câmara, foi aprovada e vai passar no Senado com ainda mais folga. Vamos dar um passo muito positivo em favor dos jovens”, afirmou o ministro da Educação do governo Temer.

Imagem: desabafosocial.com.br

ANOTE AÍ:
Dados do Censo do IBGE de 2010 mostram que cerca de 2,9 milhões de estudantes, ou seja, um terço dos alunos matriculados no ensino médio vai à escola no período noturno. Mesmo reconhecendo o peso da dupla jornada, para esses quase 3 milhões de jovens que precisam estudar e trabalhar ao mesmo tempo, a escola noturna representa a única oportunidade de formação, qualificação  e mobilidade social pelo estudo.

Imagem: amazoncello.blogspot.com

 

 

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta