Um ano de lutas por enfrentar

Nosso ano já começa com uma robusta plataforma de lutas. São imensos os desafios que teremos pela frente, mas buscaremos garantir o respeito e a valorização aos profissionais da educação. Seja na rede estadual, onde garantimos no ano passado grandes conquistas, o que fortaleceu ainda mais a nossa luta para novos desafios este ano, seja nos municípios do interior, onde nossas regionais já estão, desde o início do ano, trabalhando para defender nossa categoria. Na capital, temos uma árdua e difícil tarefa, garantir o pagamento do Piso para os professores e a Data-base dos administrativos, chamamento de novos concursados e melhorias no IMAS.

Apesar dos desafios que temos pela frente, começamos o ano com algumas boas notícias: Foi mantido o auxílio-alimentação para os funcionários e funcionárias da educação, na rede estadual inclusive ampliando teto, sendo a educação é única categoria onde o limite para pagamento do auxílio é de R$ 10 mil, enquanto nas outras categorias foi a R$ 5 mil. Na rede municipal de Goiânia, conseguimos garantir o chamamento de boa parte dos aprovados no concurso da SME, a luta agora é para novas convocações.

Conseguimos também que fosse respeitado o processo democrático na rede municipal de Goiânia, no que diz respeito a eleição para diretor(a) – estes já estão de posse de seus novos cargos. Já na rede estadual estamos enfrentando grandes dificuldades para defender eleições diretas para diretor(a), a Seduce insiste em indicar apadrinhados políticos para os cargos de direção, não aceitaremos!

Para garantir o pagamento do percentual do PISO de 6,81%, estipulado pelo Ministério da Educação e Cultura – MEC, nossa direção está trabalhando em todos os municípios, negociando com as prefeituras para garantir que o pagamento do PISO seja feito de imediato, incluindo os retroativos para quem ainda não recebeu o mês de janeiro. Essa é uma batalha que não cessa!

Neste novo ano, temos a promessa de inauguração do Hospital do Servidor Público. Um moderno complexo médico que vai garantir, aos usuários do Ipasgo, atendimento de excelência nas mais variadas áreas da medicina. Uma grande conquista dos servidores públicos.

A exemplo no ano passado, quando percorremos centenas de escolas da rede estadual e municipal de Goiânia realizando o Projeto Sintego Itinerante, levando informação, serviços e atendimento aos nossos filiados e filiadas, percorreremos novas escolas, na certeza de que é próximo a nossa base que possibilitaremos um trabalho mais profícuo e alinhado com as necessidades de nossa categoria.

Por fim, estamos totalmente engajados na luta pela Democracia, seja ela no ambiente escolar, em Goiânia, em Goiás e no Brasil. Anos eleitorais são anos mais desafiadores para a nossa categoria e para o Sintego principalmente. Em 2018, temos ainda mais certeza da importância de fazer com que a nossa frágil democracia, tão duramente conquistada por aqueles e aquelas que vieram antes de nós, seja plenamente respeitada.

Conto com vocês nesta caminhada!

Bia de Lima
Educadora. Presidenta da Sintego

Comentários