Na contramão dos ataques do governo Bolsonaro, UNE lança campanha “Eu defendo a educação”
Agenda de manifestações será aberta em março e pede a exoneração de Abraham Weintraub
A União Nacional dos Estudantes (UNE) lançou nesta quinta-feira, 13 de fevereiro, a campanha “Eu defendo a educação”. Serão diversas atividades iniciadas em março e estendidas até junho, “em resposta aos ataques do Ministério da Educação (MEC)”, comandado pelo ministro de Bolsonaro, Abraham Weintraub.
A campanha será aberta com uma manifestação no dia 18 de março, data que marca o início da Jornada de Lutas da Juventude, a agenda do movimento estudantil que organiza protestos pela educação em todos país.
Em nota, o presidente da UNE, Iago Montalvão, comentou sobre a necessidade de uma agenda para reivindicar a atual gestão do MEC. “Serão atividades em universidades públicas e privadas em diversas frentes para mostrar para o MEC o todo o governo que não vamos recuar sobre seus constantes ataques, que não aceitaremos mais retrocessos nem incompetência no setor e exigimos prioridade para o financiamento de uma educação de qualidade como nos é direito”, disse.
Na última terça-feira, 11 de fevereiro, Abraham Weintraub foi ao Senado Federal prestar esclarecimentos sobre os erros no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que atingiu cerca de seis mil estudantes. Na ocasião, o ministro colocou a culpa em “militantes”, alunos que “não estavam entendendo o processo”.
Com a campanha “Eu defendo a educação”, serão organizadas aulas públicas, ciclo de debates nas instituições de ensino, a criação de festivais contra censura, ações culturais dentro das universidades com formações, mostras e vivências com artistas universitários.
Confira o calendário de mobilização:
1 a 18 de março– Realização de plenárias e assembleias em todo o Brasil.
8 de março– Dia Internacional da Mulher
14 de março– 02 anos da morte de Marielle
18 de março- Jornada de Lutas
28 de março- Edson Luís
01 de abril- Dia da Anistia (descomemoração do golpe militar)
10 a 12 de abril- Encontro das Mulheres Estudantes da UNE
25 de maio a 01 de junho – Campanha anti-imperialista.
Fonte: GGN
Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.
Compartilhe em suas redes sociais
- Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)
- Clique para enviar por e-mail a um amigo(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Pinterest(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no Skype(abre em nova janela)
- Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
Comentários