A defesa da democracia está na Esquina

Esquina

Políticos se pronunciam na Esquina da Democracia/Fonte: Rafael Vasconcelos

Ontem, 11 de outubro de 2018, ocorreu o evento “Eleitores de Ciro, Haddad e Boulos juntos contra o Bolsonaro”, no bar Esquina da Democracia, localizado na Lapa. A ocasião reuniu opositores do candidato da direita e propôs uma discussão de princípios democráticos em torno da mesa de bar. Mais de 125.000 pessoas demonstraram interesse rapidamente na página do Facebook e nem mesmo a chuva conteve a reunião dos presentes.

O evento contou com a presença de vários políticos fluminenses. Tarcísio Motta e Ivanete Silva, candidatos ao governo do Rio, e deputados eleitos nesse domingo como Marcelo Freixo, Jandira Feghali, Talíria Petrone e Renata Souza participaram do ato.

A importância da união foi o assunto principal da noite. A página no Facebook já havia iniciado a discussão, sinalizando a necessidade do diálogo e da luta contra o fascismo no momento atual. Mas, foi no Esquina da Democracia que a teoria tornou-se prática: integrantes e simpatizantes de diferentes partidos se juntaram e confraternizaram juntos, em um momento em que a polarização política poderia separá-los.

Esquina

Jandira Feghali dá força e esperança para/com o segundo turno – Créditos : autoral

O ambiente descontraído também foi essencial para desenvolver a proposta. Em torno da festa, que apresentou boa música e diferentes grupos de pessoas, a resistência se fez presente e mostrou que a luta também ocorre nos ambientes considerados de lazer. Nem mesmo o tempo foi capaz de enfraquecer o encontro: mesmo debaixo de chuva o apoio ao evento não cessou, e os participantes se integraram no espaço.

Sob os Arcos da Lapa, a defesa da democracia ganhou força, voz e participação popular. No momento de confraternização, a luta demonstrou-se viva. Ao fim, a reunião confirmou seu objetivo: promover o entendimento de que a união das pessoas e das ideias é essencial na luta contra a intolerância.

ANOTE AÍ

Fonte: Agência de Notícias das Favelas

Comentários

%d blogueiros gostam disto: