Em seu primeiro discurso como vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris fala da opção pela esperança, decência e ciência

‘Embora seja a 1ª mulher neste posto, não serei a última’, afirmou Harris, primeira mulher a se tornar vice-presidente eleita no país. Festa da vitória acontece em estacionamento de Wilmington, no estado de Delaware.

Por Gabriela Sarmento e Gustavo Petró

A senadora Kamala Harris fez o primeiro discurso como vice-presidente eleita dos Estados Unidos na noite deste sábado (7), em Wilmington, no estado de Delaware.

Como primeira mulher, negra e filha de imigrantes a ser eleita para o cargo na história do país, Harris dedicou parte de seu discurso para falar sobre as conquistas das mulheres e a importância de servir de exemplo ao assumir o posto no Executivo americano.

Harris começou o discurso citando uma frase do congressista John Lewis, pioneiro do combate ao racismo que morreu em julho: “A democracia não é um estado, é um ato”.

“O que ele quis dizer com isso é que a democracia americana não está garantida. A democracia é forte o suficiente quanto a nossa vontade de lutar por ela, guardá-la e nunca achar que ela vem de graça. Proteger a nossa democracia requer luta, sacrifício, mas há alegria e progresso nisso, porque nós, o povo, temos o poder para construir um mundo melhor”, afirmou a vice-presidente eleita.

“Vocês asseguraram um novo dia para a América”, disse.

Apoiadores de Joe Biden e Harris estavam dentro de carros em um estacionamento de Wilmington. Muitos adultos e crianças ouviram o discurso com bandeiras dos Estados Unidos e faixas.

Kamala agradeceu a equipe que trabalhou em sua campanha com Biden e os voluntários que trabalharam nos colégios eleitorais pelo país. Depois, ela se direcionou aos eleitores de maneira geral:

“Essa época tem sido desafiadora, principalmente nos últimos meses, a tristeza, a dor, as lutas. Mas também testemunhamos sua coragem, sua resiliência e a generosidade do seu espírito. Por quatro anos, vocês marcharam, se organizaram por igualdade, justiça, pelas nossas vidas, pelo nosso planeta”.

“Depois, vocês votaram e enviaram uma mensagem clara. Vocês escolheram esperança, decência, ciência e, sim, verdade”, afirmou.

Kamala descreveu Joe Biden como “uma pessoa que cura, que une, uma mão firme, um homem com coração grande, que ama com desvelo”. Ela ainda afirmou que Jill Biden será uma “ótima primeira-dama”.

‘Não serei a última’

Fonte: G1

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: