Monalysa Alcântara, Miss Brasil 2017: Linda, guerreira, negra, nordestina, e do Piauí!

Realizei um sonho, e sonhei pelo meu Piauí.” – Monalysa Alcântara – Miss Brasil 2017

Em uma competição que destaca mais a beleza branca, a nova Miss Brasil é negra e nordestina. Na noite deste sábado, 19 de agosto de   2017,  no Teatro Vermelhos, em Ilhabela, litoral de São Paulo, Monalysa Alcântara, 18 anos, estudante de administração,  foi coroada no maior concurso de beleza nacional, desbancando outras 26 competidoras e agora representará o país no Miss Universo.

De acordo com informações divulgadas pela organização do concurso Miss Brasil, a representante de Piauí diz ter uma ligação forte com temas que envolvem empoderamento feminino. Por ser uma mulher negra, ela conta que passou por situações preconceituosas que a fizeram amadurecer e superar as dificuldades com determinação.

Em uma das fases, as pretendentes ao posto precisam responder algumas perguntas, foi aí que a representante do Piauí mostrou a que veio. “Minha super estratégia será ser eu mesma: uma mulher nordestina, que passou por diversas coisas, muitas dores que fizeram ser quem eu sou hoje. Vou ser eu mesma. Não tem segredo”, afirmou, quando questionada sobre como representará a beleza brasileira internacionalmente.

Monalysa é a terceira negra a vencer o concurso. Em 2016, a vencedora foi a candidata do estado do Paraná, Raissa Santana, segunda negra a ganhar a competição. Em 2017, em  segundo lugar, ficou a modelo e estudante de gestão financeira Juliana Mueller, de 25 anos, representante do Rio Grande do Sul. A terceira colocada foi a também modelo e estudante de engenharia de produção Stephany Pim, 23 anos, que representou o Espírito Santo.

Monalysa revelou ainda que, quando criança, não se reconhecia como negra. “Através da minha história, vou ajudar as mulheres negras a se acharem mais bonitas e mostrar que elas são capazes de seguirem seus próprios sonhos, assim como eu segui o meu”, disse.

Assista ao momento em que foi coroada a Miss Brasil 2017:

ANOTE AÍ:

Fontes dos conteúdos desta matéria: Texto básico, vídeo e foto interna:  revista Fórum

Complementos:  http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/estudante-de-18-anos-do-piaui-e-eleita-miss-brasil.ghtml

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta