O “Facebook” familiar

Por: Joacir S. d´Abadia 

Sem dúvida alguma, um dos maiores avanços mundiais das últimas décadas foi a internet. Foi uma das maiores conquistas não só no campo eletrônico, econômico, político, cultural… Mas, acima de tudo, é uma das novas formas de tecnologia da informação que ajuda na comunicação das pessoas, porque a comunicação precisa de um meio para ser informada, então, a internet é, precisamente, esse meio. O que é, pois a internet?

A Internet, segundo a Enciclopédia Virtual Wikipédia, é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs).

Hoje em dia, os jovens de classes não privilegiadas desfrutam desta nova tecnologia, visto que ela permitiu um agrupamento de jovens. É bem verdade que é um agrupamento virtual, mas não deixa de ser um agrupamento. Desse modo, cresce a cada dia os sites de relacionamentos, como por exemplo, o “Facebook”. Eles proporcionam uma chusma de gente interligada através deste conglomerado de redes. Formando, assim, uma grande comunidade virtual de seres humanos.

Para o filósofo francês Edgar Morin (1921-), a internet aproxima as pessoas: “a internet tornou-se um sistema nervoso artificial que tomou conta do planeta. É algo que ajuda muito na hora de desenvolver afinidades, encontrar amigos, amores ou parceiros de hobby. A internet é um fato universal importantíssimo” (Folha, a14. seg., 28 de abr. de 2008).

A internet têm seus riscos, os quais não levaremos em conta aqui. Assim, conclui o pensador francês: “se a internet não desenvolve a ideia da comunidade de destinos da humanidade, terá apenas uma função limitada e parcelar”. Caso isso aconteça, a internet afastaria as pessoas e eliminaria completamente o papel das relações interpessoais. No entanto, nada substitui o contato humano; ele é indispensável nas relações pessoais. A internet, em suma, proporciona um maior conhecimento e aproximação das pessoas através da comunidade virtual, um tipo de “família” acéfala.

 

Padre Joacir S. d’Abadia –  Pároco da Paróquia São José Operário-Formosa-GO, Filósofo autor de mais de 10 livros, Bacharel em Filosofia, Pós graduado em Docência do Ensino Superior, Licenciando em Filosofia e membro da “Academia de Letras do Nordeste Goiano” _ ALANEG e da “Academia de Letras do Brasil” e da “Casa do Poeta Brasileiro”.

E-mail: joacirsoares@hotmail.com/WhatsApp 61 9 9931-5433

 

 

 

 

ANOTE:

ESTE SITE É MANTIDO COM A VENDA DE NOSSAS CAMISETAS. AO COMPRAR UMA DELAS, VOCÊ CONTRIBUI COM NOSSO TRABALHO EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE E DA QUALIDADE DE VIDA PARA AS GERAÇÕES PRESENTES E FUTURAS. 

VISITE NOSSA LOJA SOLIDÁRIA: https://www.xapuri.info/loja-solidaria/

Camiseta Itiquira

Comentários

%d blogueiros gostam disto: