“Tudo isso me tomou todo e me fez perceber que eu era mais africano do que eu pensava”. O encantamento e identificação de Paulo Freire com as belezas naturais e a cultura da Tanzânia, na década de 1970, demonstram a proximidade das raízes brasileiras com o continente considerado berço da humanidade e das civilizações.
Sem saber, Freire vivenciava, na prática, a filosofia africana UBUNTU, que na língua bantu significa “eu sou porque nós somos.” Trata-se do jeito de viver e conceber as relações humanas que pensa a comunidade em seu sentido mais pleno, como uma grande família. E é nesse sentido, nesse espírito de coletividade, no qual se vivenciam os princípios de partilha, do cuidado mútuo, e da solidariedade, que a África dá mais uma lição e nos ensina sobre a cosmovisão do mundo negro-africano.
Seríamos, assim, uma teia de relacionamentos, que proporciona ao indivíduo reconhecer-se no outro, a partir da mudança de olhar do “eu” para o “nós”. Ou seja, não estamos soltos no mundo e precisamos da interação para nos realizarmos como grupo. “A educação deve partir, sempre, da coletividade. E o racismo será vencido porque nós estamos no coletivo fazendo este trabalho, CNTE, movimento negro, escola e sociedade”, lembra Iêda Leal, secretária de Combate ao Racismo da CNTE.
Reinterpretando, ao longo da história, o UBUNTU é ainda mais atual, ao inspirar a luta por uma sociedade democrática, igualitária e com amplo acesso às oportunidades para a vida com dignidade. Juntos, seremos mais fortes para o enfrentamento dos desafios e a superação das inúmeras formas de discriminação e desigualdade.
Fonte: Jornal Mural da CNTE – Novembro, 2017.
Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826
Comentários