Agosto é o mês do folclore e uma iniciativa pela web criou um evento para reunir diversos autores e produtores de conteúdo que se inspiram na cultura nacional para debater diversos assuntos que circulam esse tema.

O mês internacional do folclore foi proposto após o próprio termo, “folklore”, ter sido cunhado pela primeira vez pelo pesquisador britânico William John Thoms em um artigo publicado em 22 de agosto de 1846.

No Brasil, a data é motivo aulas especiais, apresentações, brincadeiras e festivais para celebrar a nossa cultura popular tão rica e diversa. Temos uma grande oportunidade para comemorar isso também no âmbito online através de todas as ferramentas e plataformas disponíveis na internet e é disso que se trata o Folclore BR: Somando Visões.

Organizado pelo ilustrador carioca Anderson Awvas, o Folclore BR: Somando Visões é uma iniciativa resultante de muitos anos de trabalho na divulgação de diversos projetos relacionados ao folclore brasileiro. Desde de 2013, Anderson divulga projetos que trabalham com a temática em áreas como jogos, cinema, animação, quadrinhos, música e literatura.

folclore brasileiro

Folclore Brasileiro – Arte de Anderson Awvas

A primeira edição do evento virtual aconteceu em agosto de 2017 através do YouTube e foi um sucesso. O projeto reuniu quase 18 horas de conteúdo em bate papos com ilustradores, escritores, game designers, diretores de cinema e contadores de histórias em uma grande rede de diálogos sobre o que vem sendo produzido atualmente na arte de inspiração folclórica.

Neste ano, o evento se concentrará essencialmente nas noites de quarta-feira do mês de agosto, começando logo no dia 1º, com temas ainda mais variados do que em 2017. Haverá também uma programação paralela pelas redes sociais com diversas divulgações de projetos, novidades, sorteios e surpresas durante o mês inteiro.

Quem é Anderson Awvas

Anderson Awvas, 31 anos, é bacharel em design e atua como ilustrador em trabalhos com histórias em quadrinhos e storyboard. Sua relação com o folclore já tem uma trajetória consolidada. A página que coordena, a Folclore BR: Uma nova visão, existe desde 2013 em um esforço de lançar olhares diferenciados para os nossos mitos. Em 2017, criou uma série de pôsteres reimaginando mitos como desenhos inspirados em grandes animações, foi um sucesso e tem sido matéria de jornal e diversos portais até hoje.

Serviço

Você pode acompanhar e conhecer a segunda edição do evento FolcloreBR: Somando visões pelo site oficial http://somandovisoes.com.br/ página no Facebook https://www.fb.com/folcloreBR/ e pelo canal do YouTube https://goo.gl/c4Qpaa . Será uma ótima oportunidade para conhecer novos trabalhos, obras e interpretações, que podem inspirar novas histórias, brincadeiras ou projetos pessoais. Vale ficar atento.

folclore brasileiro

Anúncios

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader