Rua Jesulino Malheiros, antiga Rua dos Crioulos: A primeira rua de Formosa, segundo Alfredo A. Saad

“Segundo a lenda, os primeiros moradores da rua dos Crioulos, provinham do Arraial de Santo Antonio, de onde fugiram por causa das doenças que lá grassavam. Daquela rua primitiva originou-se o Arraial de Couros e, depois, a cidade de Formosa.

Esse núcleo foi criado, exatamente, onde hoje se situa a rua Jesulino Malheiros, a antiga rua do Norte, a despeito da Enciclopédia Brasileira dos Municípios, editada pelo IBGE, apontar uma suposta rua Sérgio Teixeira como a primeira rua de Couros (…)

Contrariando a lenda, não havia casas cobertas de couro. Os couros e as peles dos animais eram muito valiosos e, portanto, utilizados para comerciar. Em situações excepcionais, o comerciante os utilizava para dormir.”

Com muito orgulho, o Sinprefor compartilha aqui, por meio deste texto do jornalista Alfredo A. Saad (falecido em 2011), registrado em seu livro póstumo “Álbum de Formosa – um ensaio de história de mentalidades” (2013), um pequeno trecho da história de Formosa.

Foto: Autoria não identificada e Foto do acervo revista Xapuri

Formosa é um município brasileiro do estado de Goiás. Situa-se a 75 quilômetros de Brasília, e a 282 km Goiânia. A população do município de Formosa é de 114 036 habitantes, de acordo com estimativas de 2016 do IBGE. Dados: Wikipédia
Elevação916 m
Hotéis3 estrelas por uma média de R$277, 5 estrelas por uma média R$325. Ver hotéis
População100.084 (2010)

About The Author

Related Posts

One Response

Deixe uma resposta