fbpx

Rua Jesulino Malheiros, antiga Rua dos Crioulos, a primeira rua de Formosa – “Segundo a lenda, os primeiros moradores da rua dos Crioulos, provinham do Arraial de Santo Antonio, de onde fugiram por causa das doenças que lá grassavam. Daquela rua primitiva originou-se o Arraial de Couros e, depois, a cidade de Formosa.

Esse núcleo foi criado, exatamente, onde hoje se situa a rua Jesulino Malheiros, a antiga rua do Norte, a despeito da Enciclopédia Brasileira dos Municípios, editada pelo IBGE, apontar uma suposta rua Sérgio Teixeira como a primeira rua de Couros (…)

Contrariando a lenda, não havia casas cobertas de couro. Os couros e as peles dos animais eram muito valiosos e, portanto, utilizados para comerciar. Em situações excepcionais, o comerciante os utilizava para dormir.”

Nota da Redação –  Texto do jornalista Alfredo A. Saad (falecido em 2011), registrado em seu livro póstumo “Álbum de Formosa – um ensaio de história de mentalidades” (2013), um pequeno trecho da história de Formosa.

Sobre Formosa – Formosa é um município brasileiro do estado de Goiás. Situa-se a 75 quilômetros de Brasília, e a 282 km Goiânia. A população do município de Formosa é de 114 036 habitantes, de acordo com estimativas de 2016 do IBGE. Dados: Wikipédia

Foto de Capa – Autoria não identificada – Foto Interna – Acervo Revista Xapuri


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

ASSINE AQUI

 

 

 

 

 

 

Anúncios