Rua Jesulino Malheiros, antiga Rua dos Crioulos: A primeira rua de Formosa, segundo Alfredo A. Saad

“Segundo a lenda, os primeiros moradores da rua dos Crioulos, provinham do Arraial de Santo Antonio, de onde fugiram por causa das doenças que lá grassavam. Daquela rua primitiva originou-se o Arraial de Couros e, depois, a cidade de Formosa.

Esse núcleo foi criado, exatamente, onde hoje se situa a rua Jesulino Malheiros, a antiga rua do Norte, a despeito da Enciclopédia Brasileira dos Municípios, editada pelo IBGE, apontar uma suposta rua Sérgio Teixeira como a primeira rua de Couros (…)

Contrariando a lenda, não havia casas cobertas de couro. Os couros e as peles dos animais eram muito valiosos e, portanto, utilizados para comerciar. Em situações excepcionais, o comerciante os utilizava para dormir.”

Com muito orgulho, o Sinprefor compartilha aqui, por meio deste texto do jornalista Alfredo A. Saad (falecido em 2011), registrado em seu livro póstumo “Álbum de Formosa – um ensaio de história de mentalidades” (2013), um pequeno trecho da história de Formosa.

Foto: Autoria não identificada e Foto do acervo revista Xapuri

 

Formosa é um município brasileiro do estado de Goiás. Situa-se a 75 quilômetros de Brasília, e a 282 km Goiânia. A população do município de Formosa é de 114 036 habitantes, de acordo com estimativas de 2016 do IBGE. Dados: Wikipédia

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

2 Responses

Comentários

%d blogueiros gostam disto: