Pesquisar
Close this search box.
Mulheres

MULHERES PIONEIRAS NO SERVIÇO PÚBLICO DE FORMOSA

Mulheres pioneiras no serviço público de Formosa

A história de Formosa registra a presença de mulheres marcantes na vida pública da cidade

Por Zezé Weiss

Além de Auta Vidal, designada professora de meninas já no século XIX, três mulheres, Maria das Dores Chaves, Taurinda Guimarães Caiado e Ana Ribeiro de Freitas, tornaram-se pioneiras como funcionárias dos Correios no início do século XX.

Mulheres Pioneiras

Essa informação está no livro “Álbum de Formosa – um ensaio de história de mentalidades” – obra póstuma do jornalista formosense Alfredo A. Saad (falecido em 2011), publicado pela família no ano de 2013:

“No início do povoamento do sertão de Couros, não havia transporte de correspondência para particulares. Não se sabe quando Formosa teve o seu primeiro serviço oficial de correspondências. Em 1835, no dia 25 de fevereiro, foi criada uma linha de correio mensal entre Couros e Santa Luzia.

Presume-se que o serviço tenha sido inaugurado naquele ano mesmo, pois, logo, já no dia 10 de junho, foi designado agente Manoel Monteiro Guimarães, o primeiro de uma prestigiada estirpe, principalmente feminina, de servidores daquele posto.

De 1915 a 1927, foi agente dos Correios dona Maria das Dores Chaves que, em 1928, perdeu o cargo, porque o Governador Caiado buscava dominar seus desafetos e seus adversários políticos também pelo controle do correio.

Com a inauguração definitiva do telégrafo, em 1928, foi necessária a instalação de uma agência de telegramas, que, evidentemente, se encarregava também da distribuição da correspondência e dos jornais que chegavam, de vinte em vinte dias, inicialmente.

Para agente dos Correios, então, foi nomeada dona Taurinda Guimarães Caiado, que faleceu pouco tempo depois, em maio de 1930. A morte de dona Taurinda coincidiu com a morte de Caiado, desalojado do poder em Goiás por Pedro Ludovico.

Para substituir dona Taurinda, foi designada dona Ana Ribeiro de Freitas, casada com Leonel de Campos, vindos de São José do Tocantins. Leonel de Campos era bisneto de Auta Francisca da Silva Rocha (Auta Vidal), designada, em 1862, a primeira professora primária de uma escola formosense para meninas.”

Observação: Não foi possível encontrar fotos das pioneiras. Foto de capa: Formosa Histórica 

Publicado originalmente em 23 de mar de 2019


Block

Assine a revista Xapuri Socioambiental e contribua para nosso projeto de resistência e solidariedade

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes